NOTÍCIAS

Licença prévia do Alumina Rondon é entregue à Votorantim Metais

27 de maio de 2014

Empreendimento teve aprovação unânime dos membros do COEMA durante reunião realizada em abril.Na última sexta-feira (23), em Rondon do Pará, o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Colares,

Empreendimento teve aprovação unânime dos membros do COEMA durante reunião realizada em abril.

Na última sexta-feira (23), em Rondon do Pará, o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Colares, entregou às lideranças da Votorantim Metais a licença prévia do Alumina Rondon, projeto que prevê a implantação de mina de bauxita e refinaria de alumina em Rondon do Pará. O empreendimento havia sido aprovado de forma unânime pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA), que considerou o projeto ambientalmente viável, durante reunião ocorrida em abril.

rn

“A entrega da licença prévia representa o início de uma nova etapa do Alumina Rondon. A partir de agora, nos empenharemos no processo de obtenção da licença de instalação. A grande participação popular nas audiências públicas e ontem, na entrega da licença, é um sinal de que a população de Rondon do Pará está engajada no projeto”, avalia Sérgio Oliveira, coordenador de Sustentabilidade do Alumina Rondon.

rn

Se comparado a outros empreendimentos da cadeia de alumínio no Estado, um dos grandes diferenciais do projeto é a integração da mina de bauxita com a refinaria de alumina. Na primeira fase do empreendimento, a produção de bauxita lavrada será de 7,7 toneladas por ano, e de alumina será de três toneladas por ano. O Alumina Rondon contará com um complexo industrial moderno com elevados padrões de segurança e meio ambiente. No processo industrial da refinaria, os resíduos serão empilhados a seco e a água reutilizada.

rn

Qualificação – A contratação e a capacitação de mão de obra e de fornecedores priorizarão a população e empresários locais. Desde o segundo semestre de 2013, a Votorantim Metais está realizando uma série de qualificações que visam formar profissionais para o mercado de trabalho do sudeste paraense e para as etapas de construção e operação do Alumina Rondon. Os cursos são executados em parceria com as prefeituras de Rondon do Pará e Abel Figueiredo; SENAR, IFPA, SENAI, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e Ministério da Educação, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

rn

A expectativa é que, entre 2014 e 2015, sejam capacitados mais de sete mil moradores de Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo. “A qualificação da mão de obra local faz parte da atuação da Votorantim Metais nos municípios onde a empresa está presente e, quanto mais profissionais capacitados tivermos na região, maiores são as chances de inserção de moradores no mercado de trabalho e contratação pelo projeto”, explica Sérgio Oliveira.

rn

Em 2013, a Votorantim Metais também assinou o protocolo de intenções com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM) para desenvolvimento de fornecedores, dentro do Plano Estadual de Atração de Novos Negócios. A empresa prevê, ainda, estabelecer uma parceria com o SEBRAE e o programa REDES (Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará) da FIEPA (Federação das Indústrias do Estado do Pará) para qualificar as empresas da região.

rn

Apoio à Gestão Pública – Em Rondon do Pará, a Votorantim Metais está desenvolvendo o Programa de Apoio à Gestão Pública, uma iniciativa do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Prefeitura de Rondon do Pará. O programa contempla projetos relacionados à melhoria da Gestão Pública Municipal e Planejamento Físico e Territorial (Plano Diretor, Plano de Saneamento, Plano de Mobilidade e Plano de Habitação).

rn

Os projetos de Modernização da Gestão Pública visam qualificar a administração municipal para elaborar propostas para melhoria geral dos setores sociais básicos, tais como a área tributária, educação, saúde e assistência social, bem como qualificar servidores para gerir a aplicação dos recursos captados. E os de Planejamento Físico e Territorial têm como objetivo apoiar o poder público municipal a viabilizar recursos federais para execução de obras de infraestrutura, como abastecimento de água, resíduos sólidos, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM debate Padrão Global para gestão de rejeitos

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação…

LEIA MAIS

Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS

Atração de investimentos em mineração para o Amapá foi tema de encontro entre o presidente do IBRAM, o governador do estado e o secretário-executivo do Ministério da Justiça

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, recebeu nesta 4ª feira (17) o governador do Amapá, Clécio Luís…

LEIA MAIS