NOTÍCIAS

Livro com inventário de fontes e nascentes de Ouro Preto será lançado nesta segunda

23 de março de 2015

Estudo, patrocinado pela Samarco e realizado por professores da UFOP, será estendido também para os municípios de Mariana, Santa Bárbara e Catas AltasrnA Samarco e a Livraria e Editora Graphar lançam na noite desta

Estudo, patrocinado pela Samarco e realizado por professores da UFOP, será estendido também para os municípios de Mariana, Santa Bárbara e Catas Altas

rn

A Samarco e a Livraria e Editora Graphar lançam na noite desta segunda-feira, 23 de março, o livro Água e Cultura – Inventário de fontes de Águas de Ouro Preto. A publicação é o resultado de mais de um ano de pesquisa para a identificação e caracterização das fontes de água da cidade, num trabalho realizado pelo organizador da publicação, o editor e produtor cultural Paulo Lemos, em parceria com a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e a ANA (Agência Nacional de Águas).

rn

O evento marca, também, a assinatura de uma carta de intenções entre a Samarco, UFOP e FEOP (Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto) e Livraria e Editora Graphar, para o desenvolvimento de inventários – nos moldes do realizado em Ouro Preto – nas cidades de Mariana, Catas Altas e Santa Bárbara. Esses inventários também serão transformados em livros para a disseminação do conhecimento sobre as fontes de água da região. A Samarco anunciará, ainda, a adoção de três nascentes de Ouro Preto inventariadas no livro, para que seja feita uma completa revitalização dos locais. A empresa prevê que ações semelhantes possam ser realizadas nos outros três municípios após o trabalho de diagnóstico.

rn

“O inventário de fontes e nascentes é uma ação concreta do Programa Positivo em Água da Samarco, uma ação compartilhada que se traduz em ganhos para o meio ambiente, nos municípios de nossa área de influência, em Minas Gerais e no Espírito Santo”, afirma o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi de Aragão.

rn

Livro Água e Cultura – Inventário de fontes de Águas de Ouro Preto

rn

Segundo o organizador do projeto, Paulo Lemos, o livro é parte de um projeto maior, que envolve o trabalho de um grande grupo de pessoas imbuídas da ideia de que as pessoas precisam conhecer as fontes de água de sua região. Para a execução das ações, foram convidados professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e do Curso de Geologia da UFOP para um trabalho de campo e pesquisa que consistiu na identificação das fontes de água do entorno da cidade.

rn

Lemos explica que nas conversas entre esse grupo inicial, surgiu a probabilidade de se fazer a análise físico-química da água das fontes e, logo em seguida, houve contato de outro grupo, da Cátedra da Unesco – Mulheres e Gênero, que se propôs a fazer a análise bacteriológica das fontes pesquisadas. Assim, foi pensado um projeto maior que acabou se compondo com o levantamento georeferenciado das dezenas das principais fontes da região de Ouro Preto, e na escolha das 50 mais exuberantes para serem fotografadas.

rn

“Com tudo isso, acabamos por realizar um projeto que, voltado para a realidade objetiva da comunidade – conhecer suas minas de água -, se completa com um livro que será um registro perene do que é hoje um pequeno inventário das fontes de água da cidade.  Esperamos que este projeto seja incentivo para que os cidadãos de Ouro Preto e de outras cidades conheçam as suas fontes de água. Afinal, só podemos preservar o que conhecemos e valorizamos”, diz Lemos.

rn

Patrocinada pela Samarco, a publicação reúne informações sobre as nascentes de água em Ouro Preto, como localização, quantidade e qualidade da água. O livro também destaca os usos das fontes e os riscos que afetam cada uma. O conteúdo, organizado por Lemos, é de autoria dos professores da UFOP Vera Lúcia Miranda Guarda, Alberto de Freitas Castro Fonseca, Antenor Rodrigues Barbosa Júnior, Adivane Terezinha da Costa, Hubert Mathias Peter Roeser e José Francisco do Prado Filho. Parte da tiragem inicial será distribuída, gratuitamente, para bibliotecas e escolas públicas de Ouro Preto.

rn

Sobre o organizador

rn

Paulo Lemos é editor e produtor cultural. Tem título de especialização em Teoria da Comunicação. Como editor já publicou mais de 100 títulos em diversas áreas do conhecimento. Como editor, organizou e coordenou a produção dos seguintes livros, na região: 2010 – Doenças e Mistérios do Aleijadinho, Geraldo Barroso; 2011 – Ouro Preto – Olhar Poético, de Carlos Bracher; 2012 – Ouro Preto 300 anos, com textos dos jornalistas e historiadores Mauro Werkema, Ângelo Oswaldo, Rui Mourão, Suely Perucci e fotografias de Germano Neto; 2012 – Célio de Castro – Trajetória, organizado por Rodrigo de Castro; 2012 – A Paixão de Tiradentes, dos autores Stefania Assunção e Marc Boisson; 2012 – A História da Escola de Minas, com textos do reitor da Universidade Federal de Ouro Preto João Luiz Martins, do jornalista Mauro Werkema, entre outros; 2013 – Viagens do naturalista Saint-Hilaire por toda Província de Minas Gerais do médico e escritor Eugênio Andrade Goulart. 2013 – A História da Escola de Minas – 2ª edição trilíngue – Português, Inglês e Francês. 2013 – Belo Horizonte – Do arraial à metrópole 300 anos de história do jornalista José Maria Rabêlo. Cores e Luzes de Belo Horizonte. Em 2014- Ouro Preto Museus e Aleijadinho 200 Anos com obras escolhidas de Carlos Bracher.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Conheça os destaques da EXPOSIBRAM 2021

18 de outubro de 2021

A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2021 foi encerrada em 7 de outubro e teve uma programação…

LEIA MAIS