Livro do CETEM destaca metodologia que utiliza a inteligência coletiva
18 de abril de 2016
O livro é resultado de um projeto financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizado pela Dra. Carmen Lucia Branquinho, pesquisadora-colaboradora do CETEM
O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) está lançando o livro Crowdsourcing – Uma Forma de Inovação Aberta, que utiliza a inteligência coletiva, com o apoio das emergentes tecnologias veiculadas na Web 2.0, facilitadoras da conectividade, da comunicação e da colaboração entre pessoas, organizações e sociedades no mundo todo. O livro é resultado de um projeto financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizado pela Dra. Carmen Lucia Branquinho, pesquisadora-colaboradora do CETEM. Crowdsourcingé uma metodologia transformadora que representa a maior mudança de paradigma desde a Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX.
Com base no levantamento do estado da arte e uma análise criteriosa da literatura nacional e estrangeira foi possível, em oito meses, identificar e reunir no livro os assuntos mais pertinentes à aplicabilidade decrowdsourcing por instituições públicas e privadas que buscam inovar. A publicação, com 194 páginas e cinco capítulos, está recheada de centenas de referências pesquisadas em português, espanhol, francês, inglês e alemão, incluindo 474 websites, 155 artigos técnicos, 42 livros, 19 relatórios, seis teses, memorandos governamentais e apresentações em palestras.
Em função da pouca informação no Brasil e em outros países de língua portuguesa, os assuntos abordados no livro são esclarecedores das mais importantes facetas de crowdsourcing, quais sejam: os múltiplos conceitos e modalidades ou variantes da metodologia; as vantagens, inconveniências, motivações e desmotivações na aplicação de crowdsourcing; os casos de sucesso e insucesso, a nível mundial; as principais etapas do processo, as recompensas aos participantes e o papel das empresas intermediadoras; o capital social e a criatividade em projetos e redes de inovação aberta; alguns aspectos de parcerias público-privadas para inovação, com comentários sobre o desempenho de empresas de diferentes portes; valiosas sugestões a líderes e gestores; iniciativas brasileiras de estímulo à inovação e outros tópicos de relevância.
Crowdsourcing tem demonstrado eficácia na utilização de informações, conhecimentos, habilidades e criatividade de uma grande quantidade de cérebros que, mesmo fisicamente posicionados em diferentes locais do globo terrestre, podem interagir com rapidez e solucionar uma vasta gama de desafios, dos mais simples aos mais complexos. O processo facilita a colaboração em arenas interativas e catalisa a transformação do conhecimento científico e tecnológico em resultados práticos para a sociedade e na geração de inovações que contribuem para o fortalecimento da competitividade do setor produtivo mundial, em várias áreas, incluindo a tecnologia mineral.
A forma impressa do livro poderá ser obtida diretamente da biblioteca do CETEM (http://www.cetem.gov.br/livros). A partir de maio/2016 estará disponível para download e nesse mesmo website, a versão digitalizada da publicação, que também permite acesso direto às referências pesquisadas.
Assessoria