Luna capta US$ 5 Mi para investir na retomada das operações de mina de ouro no Maranhão
23 de maio de 2016
O dinheiro será usado para concluir os trabalhos técnicos do estudo prévio de viabilidade para a retomada das operações na mina de ouro Aurizona, em Godofredo Viana (MA).
Luna Gold informou, na última sexta-feira (20), que concluiu um empréstimo de curto prazo de US$ 5 milhões por meio da emissão de notas do fundo Pacific Road Capital II. O dinheiro será usado para concluir os trabalhos técnicos do estudo prévio de viabilidade para a retomada das operações na mina de ouro Aurizona, em Godofredo Viana (MA), paralisada desde agosto do ano passado.
O fundo de investimentos participou da operação como agente fiduciário para o Pacific Road Resources II e Pacific Road Capital Management GP II. As notas referentes ao empréstimo vencem em 18 de abril do ano que vem e têm juros de 10% ao ano. Os juros são calculados trimestralmente e podem ser pagos com atraso no mesmo tempo do pagamento do valor total na data do vencimento, mas estão sujeitos a aumentar em caso de inadimplência.
“A companhia pretende usar os fundos da transação para completar o trabalho técnico relacionado ao estudo prévio de viabilidade da retomada da mina de ouro Aurizona e para solicitar as licenças em Aurizona, assim como para oportunidades de capital de giro”, disse a Luna Gold em comunicado ao mercado. A mina maranhense é operada pela subsidiária Mineração Aurizona.
As atividades no empreendimento foram suspensas porque os sistemas de britagem e moagem da Luna não eram compatíveis para processar o tipo de minério que passou a ser extraído em Aurizona recentemente. Dessa forma, a mineradora decidiu paralisar tudo, processar o estoque e iniciar um novo programa de exploração para poder recomeçar as atividades no fim de 2017, com melhor conhecimento da geologia e novos equipamentos de britagem e moagem.
O programa de trabalhos da Luna inclui campanhas de sondagem, atualização do modelo geológico, novo cálculo de recursos minerais, um plano de mina otimizado, um estudo prévio de viabilidade e o processo de obtenção de licenças para garantir a retomada das operações em Aurizona. A Luna disse que o empreendimento será retomado como uma operação de rochas duras.
A Luna contratou a empresa de engenharia Lycopodium para otimizar o plano de mina e projetar a planta no estudo de viabilidade. A mineradora também vai usar os serviços da AGP Mining Consultants para contribuir com a parte do planejamento de mina no documento. O novo estudo recomenda um novo sistema de britagem e moagem que permitirá processar qualquer tipo de rocha e minério.
Notícias de Mineração Brasil