NOTÍCIAS

Magnesita avança na diversificação de projetos

17 de dezembro de 2012

rnA fabricante de refratários Magnesita está determinada a ampliar sua atuação com recursos minerais, estratégia que tem como objetivo a diversificação de suas receitas. Atualmente, a área

rn

A fabricante de refratários Magnesita está determinada a ampliar sua atuação com recursos minerais, estratégia que tem como objetivo a diversificação de suas receitas. Atualmente, a área de recursos minerais da companhia vende talco, magnésia cáustica, alguns outros produtos de menor valor agregado e, dependendo da demanda interna para a produção de refratários, sínter de magnesita.

rn

O plano da companhia é dar início a dois novos projetos ao ano, a partir de 2014. “Não digo que teremos mais 20 minerais em nosso portfólio nos próximos cinco anos, mas ficaríamos decepcionados se estivéssemos apenas com a magnesita e o talco”, afirmou Octavio Pereira Lopes, presidente da empresa, em encontro com investidores.

rn

Segundo o executivo, a Magnesita tem atualmente 88 alvarás para exploração mineral e outros 200 pedidos no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Dentro da empresa, uma grande equipe de profissionais está estudando os mercados de minerais e desenvolvendo projetos para a atuação da companhia.

rn

A expansão da atuação em recursos minerais é um projeto antigo da Magnesita, mas acabou adiado, em 2008, por causa da crise financeira global. O que está por trás da estratégia é a busca por diversificação, para reduzir a forte participação dos refratários (que são recipientes resistentes ao calor, para uso industrial) de aço. Nos primeiros nove meses deste ano, as vendas de soluções refratárias para a siderurgia corresponderam por 25% das receitas totais da companhia, que totalizaram R$ 1,8 bilhão. Enquanto isso, a área de minerais foi responsável por apenas 1,6% do faturamento, com R$ 30,6 milhões. “Queremos estar preparados para momentos de baixa do mercado, com fonte de matéria-prima que nos garantam maior resiliência.”

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diversidade e inclusão na mineração pautam premiação para jornalistas, produtores de conteúdo digital e estudantes no Pará

7 de dezembro de 2022

As inscrições para o Prêmio Simineral de Comunicação já podem ser feitas pelo site simineral.org.br “Diversidade e inclusão: os compromissos da…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS