Nos próximos quinze meses, o setor cimenteiro brasileiro realizará mapeamento de suas emissões de gás carbônico e de sua eficiência energética. Nomeado “Mapeamento Tecnológico do Cimento &nd
Nos próximos quinze meses, o setor cimenteiro brasileiro realizará mapeamento de suas emissões de gás carbônico e de sua eficiência energética. Nomeado “Mapeamento Tecnológico do Cimento – Brasil”, o estudo tem como objetivo identificar quais tecnologias pode ser adotadas no Brasil para reduzir o consumo de energia e contribuir para conter o aquecimento global. O levantamento conta com a parceria da Agência Internacional de Energia (IEA), Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e deve ficar pronto no final de 2015.
rn
“Será interessante para indicar o que poderá ser feito no setor. Ainda mais agora que o Brasil enfrenta essa situação de seca e fata de energia, com preços em alta”, disse Cecilia Tam, Diretora da IEA. Este trabalho já foi feito no setor de cimento indiano, onde Cecilia verificou a possibilidade de aumentar a recuperação energética do lixo e biogás e de adotar projetos de diferentes fontes para geração de energia.
rn
O resultado poderá indicar quais os caminhos que as companhias brasileiras de cimento devem seguir para ser mais sustentáveis. Um outro ponto a ser verificado, segundo Cecilia, é a redução do uso do coque de petróleo na indústria, e adotando outro tipo de matérias-primas. “O setor é intensivo no consumo de energia – tanto elétrica, como térmica – além de ser um emissor razoável de CO2. O mapeamento é uma iniciativa inédita no Brasil e pode desenvolver trabalho interessante para avançarmos mais nessas questões”, afirma José Octavio Carvalho , Presidente do SNIC. O trabalho terá projeções para até 2050. O estudo terá financiamento do IFC e do Banco Mundial, que já contribuiu com a pesquisa na Índia.
rn
rn
Fonte: Brasil Mineral
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…
LEIA MAISO Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…
LEIA MAISFomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…
LEIA MAIS