NOTÍCIAS

Marco da Mineração será criado por MP

5 de abril de 2013

O governo deverá editar medida provisória (MP) para enviar o novo marco da mineração ao Congresso Nacional. A presidente Dilma Rousseff deu ontem o aval para a finalização do texto em reunião, no Pal&a

rn

O governo deverá editar medida provisória (MP) para enviar o novo marco da mineração ao Congresso Nacional. A presidente Dilma Rousseff deu ontem o aval para a finalização do texto em reunião, no Palácio do Planalto, com o Ministro de Minas e Energia. Edison Lobão, com a participação da Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e do secretário do tesouro, Amo Augustin.

rn

No entanto, ainda não foi definido um prazo para o fechamento do texto que já é chamado de MP da Mineração por técnicos do governo. Uma nova reunião deverá ocorrer hoje para definir as estratégias para a divulgação do projeto e o seu posterior encaminhamento ao Congresso. Segundo fontes do Ministério de Minas e Energia, ainda não há uma orientação clara de quando a matéria deverá ser fechada para aprovação final de Dilma.

rn

Além da relevância do tema, a opção do governo por lançar mão de uma nova MP para encaminhar o marco da mineração também tem justificativa de urgência. O argumento que pode ser utilizado é a necessidade dar uma solução para os pedidos de autorização de exploração de jazidas minerais que estão parados no Ministério de Minas e Energia, desde o ano passado, até que ocorra a conclusão do novo código de mineração.

rn

O ministro Edison Lobão afirmou que estes pedidos poderão ser negados para serem submetidos a um processo licitatório amparado pelo novo marco regulatório do setor. O caso está sendo analisado pela Advocacia Geral da União (AGU), segundo Lobão. “Estamos examinando sob o ponto de vista jurídico, mas entendemos que enquanto a porta– ria de lavra não foi concedida, o processo não se concluiu, por tanto é passível de modificação”, afirmou Lobão na ultima quarta feira, dia 3.

rn

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que representa empresas e instituições da indústria mineral condena a perspectiva de realização de licitações para a exploração de jazidas que já estão com pedidos de autorização encaminhados ao Ministério. Procurado pelo Brasil Econômico, o presidente da entidade, Fernando Coura, afirmou que vai esperar uma definição mais concreta do governo sobre a questão para se manifestar formalmente sobre o assunto.

rn

Extraoficialmente, o ministro Edison Lobão adiantou que as novas licitações deverão definir prazos de exploração de jazidas por 30 anos com a possibilidade de renovação por mais 20 anos. Lobão também adiantou que dentre os “pontos cardeais” do projeto está o reajuste da alíquota média dos royalties da mineração, que passaria de 2% para 4%. O valor incidirá sobre o faturamento bruto das em presas responsáveis pela expio— ração de jazidas e não mais sobre o faturamento líquido, co mo se dá na regra atual.

rn

Além disso, o governo também pretende cobrar um percentual de participação especial sobre a exploração das jazidas consideradas mais produtivas, tal qual se faz hoje com os campos de petróleo. De acordo com Lobão, a maior parte do valor arrecadado com participação especial será destinada aos municípios. Os estados também devem receber uma parcela e uma menor parte ficará com a União. Outra parte fundamental transformação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em uma agência reguladora.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Brasil Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM participa da reunião do Associations Working Group Meeting

16 de outubro de 2023

O diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rinaldo Mancin, representou o Instituto, nesta quinta-feira, 12, em…

LEIA MAIS

Mineração Serra Verde apresenta melhorias no projeto de Terras Raras em Minaçu

6 de outubro de 2020

A Mineração Serra Verde traz a público atualizações em seu projeto de Terras Raras em Minaçu, Goiás, que proporcionarão ainda mais segurança,…

LEIA MAIS

Setor mineral está no caminho certo ao aprimorar relacionamento com comunidades

13 de outubro de 2020

O setor mineral está no caminho certo ao aprimorar seu relacionamento com as comunidades. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente…

LEIA MAIS