NOTÍCIAS

Matemática a serviço da Mineração

29 de agosto de 2013

Muito mais do que uma disciplina escolar, a Matemática, com seus modelos e cálculos, é peça-chave para o planejamento, a tomada de decisões e a produtividade em setores vitais da economia brasileira, como a ind&uacu

Muito mais do que uma disciplina escolar, a Matemática, com seus modelos e cálculos, é peça-chave para o planejamento, a tomada de decisões e a produtividade em setores vitais da economia brasileira, como a indústria de Mineração

rn

Decisões de curtíssimo prazo, como programação em tempo real de rotas para descarga de produtos, ou de longo prazo, como definições de estratégias para atender as demandas de minérios e maximizar o atendimento, envolvem uma grande quantidade de variáveis. Sem o auxílio de modelos matemáticos, essas decisões ficam no campo da subjetividade e da ineficiência, podendo gerar prejuízos gigantescos

rn

A Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, responsável por estudar quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. O trabalho matemático consiste em procurar por padrões, tanto reais quanto imaginários, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas, estabelecer novos resultados. Engana-se, portanto, quem pensa que a disciplina que se aprende na vida escolar não tem aplicação prática no dia-a-dia.

rn

 “A Matemática parece distante da vida da maioria das pessoas, mas ela é fundamental para as operações produtivas e logísticas dos principais setores da economia, entre eles o de Mineração. Sem a utilização de sistemas de informação baseados em modelos matemáticos, não é possível planejar de modo otimizado e tomar decisões eficazes”, diz o matemático Oscar Porto, Diretor de Negócios da Gapso (www.gapso.com.br), empresa especializada no desenvolvimento de softwares corporativos para planejamento analítico de alta qualidade.

rn

 Matemática aplicada à mineração – O setor de mineração é extremamente complexo e envolve uma série de variáveis para a tomada de decisões de curto ou longo prazo. Para se ter uma ideia, as operações diárias do setor incluem atividades em diversos portos, usinas de beneficiamento, pátios e modais como mineroduto, barcaças, navios, correias, transportadoras, ferrovias e rodovias.

rn

“Uma decisão que parece simples, como definir como e onde será descarregado um lote de minério de ferro que acabou de chegar, envolve uma possibilidade gigantesca de rotas e outros fatores. Como saber qual a opção mais racional? Além disso, atividades logísticas envolvem uma grande quantidade de imprevistos, portanto precisam ser constantemente reprogramadas. Tudo isso precisa ser decidido no curtíssimo prazo, em tempo real”, explica Porto.

rn

O matemático explica ainda que há decisões mais estratégicas, de longo prazo. “Por trabalhar com ativos extremamente caros, o setor de mineração tem como pilar fundamental o planejamento. Erros na compra de equipamentos, na produção, na qualidade do minério ou na forma de planejar a entrega do produto geram prejuízos gigantescos. Para todas essas questões, os modelos matemáticos geram otimização dos processos.”

rn

 Porto afirma ainda que a matemática têm sido vital para a tomada de melhores decisões em outros setores além da Mineração, como Papel & Celulose, Combustíveis, Logística de Tráfego, Oil & Gas, Cimento e qualquer outro que possua operações produtivas e logísticas complexas.

rn

Sobre a Gapso – A GAPSO é uma empresa especializada no desenvolvimento de software de Supply Chain Planning, focada em sistemas corporativos para planejamento analítico de alta qualidade.

rn

Flexíveis e amigáveis, as ferramentas da GAPSO incorporam a realidade da operação de cada cliente para fornecer planejamentos aderentes às complexas atividades de produção e logística em questão. Dessa maneira, os recursos envolvidos podem ser explorados em todo o seu potencial, aumentando a eficiência das operações e a rentabilidade da empresa. Entre os clientes da companhia estão grandes empresas como Petrobras, Suzano, Votorantim Cimentos, MRS Logística, V & M do BRASIL, Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), Fibria, CEMIG, dentre outras.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o 1º Workshop MG-Reino Unido: Acelerando Inovação Rumo ao Net Zero

26 de janeiro de 2022

Descarbonização é tema de workshop organizado pela Sede, Fiemg e Governo Britânico A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de…

LEIA MAIS