NOTÍCIAS

MBAC bate recorde de produção diária de SSP em Itafós

18 de setembro de 2014

A MBAC Fertilizer atingiu produção diária de 1,7 mil toneladas de superfosfato simples (SSP) na planta de fosfato Itafós Arraias, em Tocantins, volume que representa um recorde no projeto. A informação consta

A MBAC Fertilizer atingiu produção diária de 1,7 mil toneladas de superfosfato simples (SSP) na planta de fosfato Itafós Arraias, em Tocantins, volume que representa um recorde no projeto. A informação consta de comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (17).

rn

De acordo com a MBAC, além de alcançar um recorde diário, as 1,7 mil toneladas de SSP superaram a meta de produção prevista pela empresa.

rn

“Nosso ramp up em Itafós está claramente avançando positivamente. Nosso progresso, desde que as operações contínuas foram retomadas, no início deste mês, nos dá confiança em atingir a produção comercial nas próximas semanas”, disse Cristiano Melcher, presidente e CEO da MBAC.

rn

A produção na primeira metade do mês de setembro atingiu 9.165 toneladas de SSP e 6.488 toneladas de ácido sulfúrico. Desconsiderando os quatro dias de produção perdidos, devido a uma paralisação para adquirir matéria-prima e peças de reposição, a produção média diária chegou a 833 toneladas por dia.

rn

Considerando os resultados recentes, a empresa espera atingir a produção comercial nas próximas semanas. A taxa de produção comercial da MBAC é equivalente a um volume mensal de 25 toneladas de SSP ou, aproximadamente, 60% da capacidade nominal.

rn

A MBAC também anunciou que, em paralelo com seu ramp up, a empresa continua a explorar possibilidades de financiamento, incluindo a venda de ativos não essenciais e outras alternativas estratégicas de curto e longo prazo que permitam à empresa acelerar o ramp-up em Itafós.

rn

A produção contínua em Itafós foi retomada no dia 9 de setembro, com o recebimento dos fundos do financiamento para capital de giro obtido junto ao Santander. Na ocasião, a companhia disse também que implementou uma série de iniciativas com o objetivo de otimizar suas operações e diminuir os custos, incluindo redução de pessoal no Brasil e no Canadá.

rn

Na época, a equipe de gestão da MBAC disse que, com a reposição de matérias-primas e de peças de substituição, a empresa está bem posicionada para atingir as taxas de produção comercial nas próximas semanas.

rn

Entre as iniciativas para conter os custos, a MBAC informou que reduziu sua força de trabalho em mais de 15%, renegociou acordos com seus fornecedores e otimizou o uso dos equipamentos e das instalações de escritórios. A companhia espera economizar cerca de US$ 4 milhões ao ano com essas medidas. Foram reduzidos cargos em Toronto, no Canadá, Rio de Janeiro (RJ) e Arraias (TO).

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM debate na Câmara a importância da transparência na destinação da CFEM

29 de junho de 2023

A transparência na destinação dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e os impactos desse royalty no desenvolvimento…

LEIA MAIS

Alcoa investiu mais de R$ 1,8 milhão em ações diretas de prevenção e combate à Covid-19

7 de janeiro de 2021

Diante deste período excepcional em que enfrentamos a pandemia do novo Coronavírus, a Alcoa fortalece o apoio ao município de…

LEIA MAIS

Remineralizadores de solos será tema de painel no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

O uso dos remineralizadores é uma alternativa eficiente para fazer com que a adubação e os nutrientes presentes em determinada…

LEIA MAIS