As pesquisas encomendadas pela MbAC Fertilizantes confirmaram a existência de altos teores de terras-raras, nióbio e fosfatos em Araxá (MG). A empresa, que tem a propriedade total do projeto na área de 214 hectares, agora s
As pesquisas encomendadas pela MbAC Fertilizantes confirmaram a existência de altos teores de terras-raras, nióbio e fosfatos em Araxá (MG). A empresa, que tem a propriedade total do projeto na área de 214 hectares, agora se prepara para instalar uma planta-piloto no local. “Os resultados confirmaram nossas expectativas de que a jazida de Araxá tem uma base significativa de recursos de óxidos de terras-raras com altos teores, quando comparada a outros depósitos no mundo”, comemora o CEO e vice chairman da MbAC Fertilizantes, Antenor Silva. Os óxidos de terras-raras compreendem um grupo de 17 elementos químicos, utilizados principalmente em aplicações de alta tecnologia. O mercado mundial é atualmente controlado pela China, responsável por mais de 90% do fornecimento mundial. A recente restrição chinesa de exportação destes minerais de alto valor agregado, pode gerar novas oportunidades de negócio para o Brasil. A estimativa independente no Projeto Araxá, que combinou recursos já medidos e indicados, mostrou a existência no local de 6,34 milhões de t de minérios, com 5,01% de óxidos totais de terras-raras, 8,40% de P2O5, matéria-prima para fertilizantes, e 1,02% de Nb2O5, o óxido de nióbio. Os recursos inferidos são de 21,94 milhões de t, com 3,99% de óxidos de terras-raras totais, 7,86% de P2O5 e 0,64% de Nb2O5. Os óxidos pesados de terras raras (HREO), somados ao óxido de ítrio (Y2O3), representam 2,48% dos óxidos de terras raras totais. O resultado completo da estimativa será registrado dentro do prazo legal de 45 dias. “A MbAC Fertilizantes planeja preparar uma avaliação econômica preliminar para o projeto, que deve ser entregue no terceiro trimestre deste ano, e construir uma planta-piloto no local para confirmar nossas estimativas de laboratório e a alta pureza do concentrado de óxidos de terras raras”, afirma o CEO. “Estamos muito entusiasmados com esses resultados e continuamos a discutir acordos com terceiros”.
Fonte: Brasil Mineral
“A mineração é um produto muito bom. Não é propaganda enganosa”. As frases são do Secretário de Geologia, Mineração e…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de…
LEIA MAISO uso dos remineralizadores é uma alternativa eficiente para fazer com que a adubação e os nutrientes presentes em determinada…
LEIA MAIS