NOTÍCIAS

MCTIC e Cetem apoiam Congresso Mundial de Mineração no Rio de Janeiro

11 de agosto de 2016

Realizado a cada três anos, o evento tem objetivo de promover, técnica e cientificamente, a cooperação para o desenvolvimento de recursos minerais

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Setec/MCTIC) e o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) – unidade de pesquisa do MCTIC – apoiam o 24º Congresso Mundial de Mineração (WMC 2016), de 18 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). Trata-se da primeira edição do evento no Brasil.
 
Os objetivos do WMC são promover, técnica e cientificamente, a cooperação para o progresso nacional e internacional em áreas da mineração e o desenvolvimento de recursos minerais naturais. O encontro busca, ainda, implantar uma rede mundial de intercâmbio de dados voltada a ciência mineral, tecnologia, economia, saúde, segurança nas operações e proteção ambiental.
 
Realizado a cada três anos, desde 1958, o WMC é um congresso afiliado à Organização das Nações Unidas (ONU), sob liderança de um secretariado permanente localizado em Katowice, na Polônia. Da América do Sul, apenas Lima, no Peru, sediou o evento, em 1974.
 
Até o momento, confirmaram presença para o WMC 2016 palestrantes como o chefe de Prática de Inovação da consultoria norte-americana Stratalis, George Hemingway; o diretor executivo da sueca Raw Materials Group (RMG), Magnus Ericsson; o diretor sênior da canadense Clareo Partners, Kulvir Gill; o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira; o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan; e o coordenador do Comitê Global de Gestão de Recursos e Reservas Minerais da Vale, Edson Ribeiro.
 
Inovação
 
Na opinião de Hemingway, o tema do WMC 2016 – "Mineração no mundo em inovação" – necessita ser debatido em meio ao atual cenário global, em que empresas buscam saídas para contornar dificuldades.
 
"Essa crise oferece uma oportunidade para se preparar para o futuro, mas é preciso que a indústria fuja da linha de programas de excelência operacional que inúmeras mineradoras utilizam nos dias de hoje e foque em algo novo, porém conhecido: a inovação", diz. "Ao redirecionar esforços para tecnologias que permitam a automação, a escalabilidade e a previsibilidade dentro do ambiente operacional e nos investimentos das organizações, elas estarão preparadas para crescer."
 
Para o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura, o evento internacional pode permitir a integração de altos executivos, investidores, pesquisadores e profissionais da mineração. "Os participantes têm a oportunidade de estreitar relacionamentos com fornecedores, empresários e o público em geral, no intuito de promover uma mineração brasileira mais competitiva. A expectativa é de que sejam abertas muitas portas para o desenvolvimento por meio da atração de investimentos, que se traduzirá em reflexos positivos nos indicadores socioeconômicos para a população."
 
O WMC 2016 também conta com um espaço físico de 4 mil metros quadrados (m²), divididos em estandes das principais empresas ligadas ao setor mineral. O ambiente se destina a mostrar novidades em equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria. A organização do evento estima que, durante os quatro dias de exposição, mais de dez mil pessoas visitem o local.
 
Organizado pelo Ibram, o 24º Congresso Mundial de Mineração tem apoio especial do MCTIC e apoio institucional do Cetem, ao lado de diversas associações, federações industriais, institutos, sindicatos, universidades e veículos de comunicação, além do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – agência de fomento do ministério – e do Ministério de Minas e Energia (MME). O evento possui patrocínio de mineradoras e parceiros comerciais.
 
Serviço
Evento: 24º Congresso Mundial de Mineração
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 a 21 de outubro de 2016
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Endereço: Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova
Informações: http://www.wmc2016.org.br/
 
MCTIC
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American investe na recuperação de nascentes de rios brasileiros e na preservação de matas protegidas

14 de junho de 2021

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…

LEIA MAIS

Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS

MRN é destaque no Prêmio Redes Fiepa de Desenvolvimento

1 de outubro de 2020

A empresa figurou no Top2, da categoria Percetum. Só em 2019, a mineradora efetuou 60% de suas compras no Pará…

LEIA MAIS