NOTÍCIAS

MDIC firma parceria com a Vale para Pronatec voltado ao setor de mineração

12 de agosto de 2015

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a empresa mineradora Vale firmaram uma parceria para que instituições ofertantes treinem e capacitem a mão de obra do setor produtivo po

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a empresa mineradora Vale firmaram uma parceria para que instituições ofertantes treinem e capacitem a mão de obra do setor produtivo por meio de cursos de formação e qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec – Setor Produtivo). O documento foi costurado por meio da Fundação Vale e beneficiará carreiras dentro do ramo de mineração.

rn

O acordo de cooperação técnica prevê atuação conjunta da pasta e da empresa para assegurar a pré-matrícula dos beneficiários selecionados para a bolsa-formação no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) do Ministério da Educação (MEC), e promover a interlocução entre a Fundação Vale e as instituições ofertantes registradas no Sistec. A previsão é que até 750 estudantes e profissionais sejam beneficiados, apenas nos estados de Minas Gerais e Pará. São cem vagas para mineiros e outras 650 para paraenses, com cursos para ocupações como mecânico, eletricista, soldador e operador de equipamentos de mina, entre outros.

rn

O MDIC já firmou acordos de cooperação nesses mesmos moldes com outras entidades sem fins lucrativos, como o Instituto Votorantim, a União da Indústria da Cana de Açúcar, o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre outras.

rn

Para o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinicius de Souza, o papel do ministério será o de garantir que os cursos sejam ofertados às demandas do setor de mineração, com o objetivo de capacitar melhor os trabalhadores. “O resultado é uma mão de obra mais qualificada, o que ajuda em toda a cadeia produtiva. Ganha a empresa, e ganha o País. Vamos articular com atores privados e públicos para que os cursos tenham conteúdos em linha com a real demanda do setor produtivo”, afirmou o dirigente.

rn

A Secretaria de Inovação do ministério ainda validará os dados recebidos do setor produtivo, e avaliará posteriormente se há necessidade de criação de novos cursos, além de propor melhorias ao programa e ao sistema de monitoramento deles.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MDIC

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM recebe diretoria da PLS para discutir o setor de minerais críticos

19 de março de 2025

Crédito: Divulgação O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) recebeu, na terça-feira, 18 de março, em sua sede em Brasília (DF),…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta cenário positivo para mineração do Brasil, no CEBRI

8 de abril de 2025

Crédito: Divulgação O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, foi um dos palestrantes convidados pelo CEBRI –…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS