NOTÍCIAS

MDN prevê início da produção de minério de ferro no CE para 2014

9 de dezembro de 2013

A mineradora júnior MDN Mineração do Nordeste anunciou ao mercado ontem (5) que as operações do projeto de minério de ferro, em Sobral (CE), devem começar em 2014, com produção inicial es

A mineradora júnior MDN Mineração do Nordeste anunciou ao mercado ontem (5) que as operações do projeto de minério de ferro, em Sobral (CE), devem começar em 2014, com produção inicial estimada em 600 mil toneladas ao ano. O requerimento de lavra, enviado ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), foi protocolado em novembro e os resultados de análises recentes indicaram teores de até 68,1% Fe.

rn

De acordo com a MDN, as pesquisas no local estavam paralisadas desde 2010 e se baseavam em pequenas trincheiras e alguns poços, de 1 a 2 metros de profundidade. Em maio de 2012, foram iniciados os estudos geofísicos por eletroresistividade, com 27 furos de sondagem rotativa, de até 60 metros de profundidade, em uma área de 667 hectares.

rn

O relatório final foi entregue ao DNPM em agosto de 2012 e publicado no Diário Oficial da União (DOU) em julho desde ano. No mês passado, o requerimento de lavra foi protocolado.

rn

As obras de infraestrutura na área, próxima ao Porto do Pecém (CE), serão iniciadas no primeiro semestre de 2014 e cerca de 155 hectares serão destinados à implantação de um viveiro, onde serão formadas mudas de plantas nativas com a finalidade de recompor as áreas exploradas.

rn

A meta da MDN é iniciar a produção em 2014, com estimativa inicial de até 600 mil toneladas para o próximo ano. Para 2015, com a nova planta em operação, a previsão é uma produção mensal de 120 a 150 mil toneladas de minério de ferro.

rn

Recentemente foram coletadas 20 amostragens de lavras pré determinadas, e os resultados revelaram teores de 53% Fe e mais de 70% indicavam teores de até 68,1% Fe.

rn

O relatório de pesquisa da MDN confirmou um volume de 29 milhões de toneladas de magnetita e hematita e 32 milhões de toneladas de calcário. Segundo a mineradora, o volume apresentado não corresponde a um quinto do potencial da jazida. A mineradora pretende, nos próximos anos, realizar uma nova pesquisa abrangendo toda a área.

rn

Nove áreas que estavam em “processo de disponibilidade”, após terem os relatórios de pesquisas dos antigos proprietários reprovados pelo DNPM, já foram requeridas pela MDN. A empresa aguarda, desde maio de 2012, a liberação dos alvarás para que os trabalhos de pesquisa sejam iniciados.

rn

A MDN Mineração do Nordeste é uma mineradora júnior, voltada para a exploração de minério de ferro. A empresa está instalada no município de Sobral, estado do Ceará, a 245 quilômetros do acesso ao Porto do Pecém.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS

Participe da consulta pública do Plano Nacional de Mineração (PNM) 2050

6 de janeiro de 2023

Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…

LEIA MAIS

31 de julho: prazo final para inscrições com desconto no Congresso Brasileiro de Mineração

22 de julho de 2022

Estão abertas as inscrições para interessados em participar das palestras e debates que serão realizados durante a Expo & Congresso Brasileiro…

LEIA MAIS