rnA BHP Billiton provavelmente reduzirá pela metade a primeira etapa de sua expansão de um porto para minério de ferro, estimada em 10 bilhões de dólares, disseram analistas e investidores, uma vez que busca cortar
rn
A BHP Billiton provavelmente reduzirá pela metade a primeira etapa de sua expansão de um porto para minério de ferro, estimada em 10 bilhões de dólares, disseram analistas e investidores, uma vez que busca cortar os gastos devido ao aumento dos custos e uma perspectiva incerta no mercado.
rn
rn
rn
O projeto Outer Harbour em Western Australia é um dos três mega investimentos de um plano 80 bilhões de dólares que a BHP reduziu o ritmo, sob pressão dos acionistas que querem maiores dividendos e recompras, ao invés de projetos caros sem retornos no curto prazo.
rn
rn
Em fevereiro, a BHP se comprometeu com 779 milhões de dólares em financiamentos para construir uma instalação externa no porto, de 100 milhões de toneladas por ano, e disse na época que seria revisto para aprovação integral no trimestre encerrado em dezembro deste ano.
rn
rn
Cinco analistas e dois investidores disseram nesta sexta-feira que o novo chefe de minério de ferro da BHP, Jimmy Wilson, terá que reduzir os planos para o Outer Harbour.
rn
rn
“Avisaram-no de que ele terá que cortar novamente para um projeto menor”, disse o analista do UBS Glyn Lawcock.
rn
rn
Eles previram que o resultado lógico seria reduzir a primeira fase da expansão para 50 milhões de toneladas por ano, ante 100 milhões de toneladas por ano.
rn
rn
A BHP Billiton não quis comentar se o novo chefe de minério de ferro havia recebido pedido para reduzir o escopo do projeto do porto.
rn
rn
O Outer Harbour é crucial para o plano de longo prazo da BHP para quase dobrar sua capacidade de minério de ferro para 440 milhões de toneladas por ano, um projeto que deverá levar oito anos a um custo estimado por analistas de mais de 20 bilhões de dólares.
rn
rn
Quando estiver totalmente construído, o desenvolvimento pode incluir um píer de 4 quilômetros de comprimento, um cais com quatro berços e um canal de navegação de 32 quilômetros, para lidar com 200 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, somando-se à capacidade de 240 milhões de toneladas de capacidade que a BHP tem como meta em uma expansão do porto já em andamento.
rn
Fonte: Reuters
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…
LEIA MAISO que você gostaria de sugerir para a próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…
LEIA MAISCom o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…
LEIA MAIS