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Metal Mineração deve gerar R$ 150 milhões em negócios

28 de junho de 2016

Durante os quatro dias o público conferiu novidades em tecnologia, robótica, automação industrial, softwares técnicos e impressão 3D, trazidas por 100 marcas expositoras de SP, PR, SC e RSrn

No dia 24 encerrou a 5ª edição da Metal Mineração, em Criciúma. A feira, iniciada em 21 de junho, teve 10.577 visitantes de nove estados (Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Santa Catarina) mais Distrito Federal, além dos Estados Unidos. Durante os quatro dias o público conferiu novidades em tecnologia, robótica, automação industrial, softwares técnicos e impressão 3D, trazidas por 100 marcas expositoras de SP, PR, SC e RS.
 
O balanço foi positivo. Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora, estima que o evento gere 150 milhões em negócios nos próximos 12 meses, provenientes tanto da feira quanto da Rodada de Negócios.
 
O diretor da Wishbox, Tiago Marin, conta que durante a Metal Mineração fechou vários orçamentos, sendo que alguns deles já estão na etapa final de negociação. “Nosso estande teve bastante movimentação, com pessoas interessadas e com dúvidas. Já fizemos alguns orçamentos e a previsão é de logo fecharmos negócios”, comemora. Esta foi a primeira participação da empresa na feira.
 
A 5ª edição, aliás, destacou empresas que participaram pela primeira vez: foram 38 estreantes. Isso é o fruto de um trabalho intensificado da organização, que quer transformar o evento em referência no setor no país. Também por esse motivo, além de novos expositores a Metal Mineração atraiu a atenção de visitantes de diversos estados.
 
“Estamos contentes com a quantidade de visitantes fora da região e do estado que visitaram nosso estande. Percebemos um bom público vindo de São Paulo e Rio Grande do Sul, e isso nos chamou atenção”, destaca Rafael Gampa, sócio-gerente da Gamape.
 
A Salvaro, participante de outras edições, também recebeu visitantes de fora da região. “Notamos um interesse bem aguçado do público. Já tivemos muitas pessoas interessadas, inclusive de outros estados, como Rio Grande do Sul, e de outras cidades de Santa Catarina, como Itajaí”, relata Carlos Gonzaga Lima Fogaça, diretor industrial.
 
A qualificação dos visitantes foi outro fator que chamou a atenção dos expositores. Isso pode ser comprovado em números: 42% possuíam cargos estratégicos (11% gerentes, 10% sócio proprietários, 9% diretores, 7% autônomos e 5% supervisores e chefes). Outro destaque é o motivo da visitação, pois 51% tinham o objetivo de conhecer novos produtos e serviços, 25% de conhecer novos fornecedores e 11% buscaram parcerias
 
Ainda sobre o público, o destaque vai para as áreas de atuação:  18% de manutenção, 12% de produção, 7% de engenharia e 7% da área administrativa.
 
“Estamos contentes com o resultado. Tivemos visitantes bem qualificados, que fazem parte do mercado e estão focados em fazer negócios. Com certeza sairão bons frutos daqui”, celebra Ivo Puner Jr., diretor da Weld Vision.
 
Da mesma opinião, a Librelato, em sua quarta participação, está satisfeita com a qualidade da visitação. “A Metal Mineração é muito importante na região. Estamos satisfeitos com esta edição. O público que visitou nosso estande é bem especializado e demonstra muito conhecimento no nosso segmento. Fizemos várias prospecções e temos diversos negócios em andamento”, celebra Fábio Rossi Tronca, gerente de marketing.
 
Se os expositores parabenizam a qualidade do público, os visitantes estão satisfeitos com o que as empresas trouxeram ao evento. Cesar Mauricio Perdonsini, consultor da Percepção Risco, de Curitiba (PR), elogia: “Eu vejo que o forte da feira é a inovação tecnológica, que é o grande apelo no mercado como um todo. É isso que percebi nos expositores, em todos os segmentos. Existe um diferencial aqui e isso surpreende. Os expositores são de alto nível”.
 
De Indaial, SC, o vendedor e técnico de serralheria da Belgo e Cia, Valdir Gielow, elogiou o evento. “Gostei do padrão da feira. Atendeu as minhas expectativas”, resume. Volnei Pereira Neves, diretor da 3T Ferramentas, também se mostrou satisfeito: “A feira trouxe muitas novidades. Tem muita coisa diferente. Os expositores estão de parabéns. Está satisfazendo as expectativas”.
 
Empresas procuram o sul de Santa Catarina
 
A região sul catarinense tem atraído olhares de grandes empresas. A Heinrichs, por exemplo, trouxe para a feira produtos fabricados na Alemanha. A empresa tem filial nos Estados Unidos e, há dois anos, também no Brasil.
 
“Vimos na Metal Mineração a oportunidade de aproximar o polo industrial do Sul de Santa Catarina à região de Curitiba, onde estamos localizados”, fala Roberto L. Koch, diretor. Ele conta ainda que recebeu visitas de grandes empresas da região: “Muitas já nos conheciam e a feira serviu para dar um andamento nas negociações”.
 
A Weld Vision também aposta no mercado do sul do estado. “Esta é nossa primeira participação. Viemos para cá porque acreditamos no potencial da região, que está crescendo”, fala Puner.
 
De São Paulo, o Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) fez questão de participar. “A região de Criciúma é muito estratégica para o I.A.R. Esta é nossa primeira participação na Metal Mineração e estamos contentes. Já tivemos parceria fechada antes mesmo da feira iniciar”, conta Rogério Vitalli, diretor, referindo-se sobre parceria com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc).
 
A Inox do Brasil já vem realizando investimentos na região. A empresa conta agora com uma unidade em Içara e a participação na feira foi, principalmente, para reforçar e divulgar a marca e os produtos. “Para nós a Metal Mineração é muito importante. A feira está muito boa com muitos clientes novos. Estamos contentes com nossa participação e estamos certos de que a médio e longo prazo colheremos bons frutos”, conta Cleiton Cesar Moretto, diretor. “Com certeza estaremos na próxima edição”, finaliza.
 
A 5ª Metal Mineração foi promovida pelo SINDIMETAL – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Criciúma e região – e SIMEC – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Caravaggio. O evento teve  o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Badesc – Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A, e BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
 
Rodada de Negócios da Metal Mineração realizou 257 reuniões
 
Paralelamente à Metal Mineração, a Rodada de Negócios do setor reuniu 10 âncoras – Sical, Fremax, Imepel, ArcelorMittal, Indústria Metalúrgica Santa Líbera, Grupo Alltech, Pur, Librelato, Mademil Polias e Badesc – para negociar com 38 empresas vendedoras/fornecedoras.
 
Na ocasião, foram realizadas 257 reuniões entre âncoras e vendedoras/fornecedoras. A estimativa é de que nos próximos 12 meses sejam gerados R$ 1,2 milhões de negócios oriundos dos contatos efetuados na rodada.
 
Rafael Pires de Oliveria, da Librelato, conta que será dado prosseguimento às negociações com 80% dos contatos realizados. “Achei muito importante porque fizemos contatos não apenas com fornecedores regionais, mas de todo o estado e também do Rio Grande do Sul. Estávamos com dificuldades de encontrar fornecedores de certos materiais e aqui encontramos empresas de alto nível”, aponta.
 
A Metalúrgica Santa Líbera também saiu satisfeita e com perspectivas de dar andamento às negociações. “Foi ótimo! É uma troca de informações e de conhecimentos de novos fornecedores e produtos para melhorar nossa empresa, com custo-benefício. Apesar da crise o pessoal está bem otimista. Provavelmente fecharemos alguns negócios”, conta Alexandre Menegas.
 
Para os vendedores, a experiência proporcionou a abertura de contatos. Abílio de Campos Filho, da ACAF Eletrônica Industrial, veio de São Paulo especialmente para participar do evento. “Minha empresa é representante da italiana Santerno e o produto foi muito bem visto. O mais importante é que a rodada encurtou os caminhos e falei com quem interessava. Foi ótimo!”, comemora.
 
“Atualmente o mundo digital facilita muito o contato com as empresas, mas a vantagem da rodada é que ela é muito mais efetiva. Aqui você consegue encontrar quem é o influenciador, a pessoa que define a compra e que sabe o que realmente a empresa está precisando. Consegui contatos de diretor industrial ou do comprador e já entendo o que ele precisa”, destaca Tales Bolson, do departamento comercial da ComLink, do Rio Grande do Sul.
 
O evento foi organizado pela Bolsa de Negócios e Subcontratação de Santa Catarina – BNS/SC em parceria com a Messe Brasil, organizadora da feira, e contou com o apoio do BRDE, BADESC e FIESC-IEL (PDF PGN SC).
 
Congresso Técnico da Metal Mineração superou expectativas
 
Organizado pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), o Congresso Técnico realizou quatro palestras no total, nos dias 22 e 23 de junho, com o tema “Indústria 4.0 – A nova revolução industrial”. De acordo com Ellen Cristina Martins Antunes, coordenadora de eventos da Satc, 147 pessoas estiveram presentes (84 no primeiro dia e 63 no segundo), o que superou a expectativa inicial de 60 participantes diários.
 
Números Metal Mineração 2016
 
10.577 visitantes
Países: Brasil e Estados Unidos
Estados brasileiros: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Santa Catarina, mais Distrito Federal.
 
100 marcas expositoras
Estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Estimativa de 150 milhões em negócios nos próximos 12 meses
 
Assessoria
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