NOTÍCIAS

Metso desenvolve britador para melhorar eficiência em mineração

7 de novembro de 2014

A Metso desenvolveu o MP2500, o maior britador de cone do mundo, projetado para atender aos desafios de eficiência do setor de mineração. O equipamento foi adquirido pela First Quantum Minerals para a mina de cobre Sentinel, na Z&

A Metso desenvolveu o MP2500, o maior britador de cone do mundo, projetado para atender aos desafios de eficiência do setor de mineração. O equipamento foi adquirido pela First Quantum Minerals para a mina de cobre Sentinel, na Zâmbia, e deve estar totalmente em operação no início de 2015. O pedido, fechado no ano passado, envolveu mais de 10 milhões de euros.

rn

De acordo com a Metso, o MP2500 foi selecionado para a mina Sentinel porque tem capacidade para processar grandes volumes de rochas em uma única máquina. O equipamento, segundo a empresa, economiza custos em relação a outros britadores, mas precisa de infraestrutura e manutenção para atingir o nível de produção. O britador de cone da Metso tem a maior cavidade de alimentação já fabricada e pode britar pedaços maiores de rochas, com menor consumo de energia.

rn

O MP2500 foi projetado para ser utilizado em britagem secundária e terciária. O equipamento, pelo fato de ser maior, reduz a necessidade de muitos britadores na planta. Para duplicar o desempenho de dois MP2500, por exemplo, seriam necessários quatro pequenos MP1250 e toda estrutura associada aos equipamentos.

rn

O desenvolvimento do britador de cone da Metso resultou em inovações nas áreas de saúde e segurança, segundo a empresa. O equipamento, com sua maior capacidade, diminui a necessidade da instalação de mais máquinas, exigindo menos manutenções e limitando o número de vezes em que trabalhadores precisam operar qualquer tipo de equipamento.

rn

A Metso projetou o MP2500 com um novo método para remover o soquete que elimina o calor da parte em um espaço com condições difíceis de trabalho. Segundo a empresa finlandesa, este método também elimina processos variados à remoção de soquete e que reduzem a tensão no soquete e no shaft principal. A Metso tem uma solicitação de patente pendente para este novo conceito.

rn

A companhia tem auxiliado a mina de Sentinel para garantir a operação eficiente do novo MP2500 um ano depois do comissionamento, com engenheiros trabalhando o tempo todo, e estocando peças de reposição importantes no centro de distribuição da Metso na África do Sul e no site da mina.

rn

A First Quantum Minerals é uma mineradora que opera sete minas e desenvolve cinco projetos em todo o mundo, produzindo, atualmente, cobre, níquel, ouro, zinco e elementos do grupo da platina. A mineradora tem projetos na Zâmbia, no Panamá e no Peru que, quando completos, vão aumentar sua capacidade anual de produção de cobre para mais de 1,3 milhão de toneladas.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza Seminário sobre ESG da Mineração

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e as mineradoras associadas estão à frente de um ousado projeto de transformação do…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta oportunidades comerciais para exposição de marcas na EXPOSIBRAM 2022

1 de julho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reuniu nesta quinta-feira (30/06) diversos representantes de empresas do setor mineral e de outros segmentos econômicos…

LEIA MAIS

EXPOSIBRAM 2020 traz programação diversificada e 100% gratuita

13 de outubro de 2020

A programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020 – Belém) apresenta uma diversidade de temas relacionados ao setor mineral…

LEIA MAIS