NOTÍCIAS

Metso e Hydro realizam manutenção no moinho de bolas da mina em tempo recorde

5 de agosto de 2016

Operando desde março de 2007, a planta está a 315 km de distância da capital do Estado

Localizada no nordeste do Pará, a mina de bauxita da Hydro processa cerca de 15 milhões de toneladas de minério/ano, produzindo quase 10 milhões de toneladas de bauxita desaguada. Operando desde março de 2007, a planta está a 315 km de distância da capital do Estado. 
 
A logística, no entanto, não foi a principal dificuldade da unidade quando a Metso foi acionada no final de 2015 para auxiliar na solução de um desafio da mineradora: um dos moinhos de bolas da planta de processamento apresentou trincas em sua engrenagem de 82 toneladas. Isso poderia reduzir a capacidade de beneficiamento de bauxita – matéria prima na fabricação de alumínio. 
 
“O cliente precisava de uma solução rápida, pois o equipamento parado poderia impactar a produção”, conta Francisco Nogueira. A direção da empresa então acionou a Metso, que possui uma equipe internalizada na Hydro Paragominas. 
 
David Foinquinos, que atende a mineradora, iniciou uma rápida etapa de consultas aos especialistas da Metso.  A meta? Ajudar o cliente a encontrar a melhor alternativa para a substituição da engrenagem instalada no moinho. 
 
“O fato aconteceu no Natal e nossa equipe agiu in loco durante o Ano Novo para fazer avaliação. Nossa resposta foi rápida, considerando o período de feriado e que nossa principal base no Brasil estava a 2.8 mil km de distância”, conta David Foinquinos.
 
A solução envolveu seis fases: inspecionar completamente a engrenagem avariada do moinho; auxiliar o cliente na descoberta das causas-raízes do problema; consultoria de reparo paliativo da engrenagem por solda; fornecimento de serviços de ajuste e alinhamento da engrenagem reparada; definição de plano de contingência em caso de falha da engrenagem reparada; e suprir diferentes alternativas técnicas para substituição da engrenagem, considerando melhor prazo e custo para o cliente.
 
 “Não era apenas oferecer a troca de partes sobressalentes, mas sim de uma solução para o problema de forma rápida, segura e que garantisse a menor perda para o cliente. E foi o que fizemos”, diz Anderson Brini. Ele ressalta que a questão foi resolvida em sete meses. 
 
“A Metso nos apoiou quando solicitamos a sua assistência. Ela nos deu uma excelente solução, com assistência técnica e um tempo de entrega curto”, finaliza Anderson Cerceau, Diretor Industrial da Hydro Paragominas.
 
Sobre a Metso
 
A Metso é líder mundial nos setores de mineração, agregados e automação. Nosso conhecimento, soluções e pessoas geram melhorias sustentáveis no desempenho e rentabilidade de nossos clientes.
 
A Metso é estritamente rigorosa quanto à segurança. Nossos produtos incluem equipamentos e sistemas para mineração e construção, bombas e válvulas de controle, bem como todo o portfólio de peças e serviços especializados para todos os equipamentos fabricados ou não pela Metso. Nossas soluções são estruturadas em décadas de conhecimento de processos e em nossa ampla gama de serviços, que conta com presença global em mais de 90 centros de serviços, milhares de técnicos qualificados e uma extensa rede de distribuição e logística.
 
As ações da Metso estão listadas na NASDAQ OMX Helsinki, Finlândia. Em 2014, as vendas líquidas da Metso alcançaram 3,7 bilhões de euros. A Metso emprega aproximadamente 13.000 especialistas em 50 países. Expect results.
 
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



GEOAMERICAS 2020: Congresso de Geossintéticos totalmente online recebe inscrições até 26 de outubro

21 de outubro de 2020

Evento terá conteúdo relevante para profissionais e empresas que atuam no setor de mineração   Ainda dá tempo de participar…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

IBRAM promove encontro em Belém para divulgar EXPOSIBRAM 2020

18 de fevereiro de 2020

O diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Henrique Soares, esteve nesta segunda-feira (17/2) em Belém (PA)…

LEIA MAIS