NOTÍCIAS

Metso usa Internet das Coisas para gerenciamento de frota

11 de junho de 2015

A Metso desenvolveu o sistema Fleet Management para otimizar o desempenho operacional das empresas que utilizam a unidade de britagem móvel série Lokotrack, por meio do monitoramento remoto da frota. A ferramenta fornece uma variedade d

A Metso desenvolveu o sistema Fleet Management para otimizar o desempenho operacional das empresas que utilizam a unidade de britagem móvel série Lokotrack, por meio do monitoramento remoto da frota. A ferramenta fornece uma variedade de dados importantes para que o equipamento seja usado da melhor forma possível, a partir da tecnologia de Internet das Coisas, enviando dados automaticamente para o sistema da Metso.

rn

Um modem para satélite é instalado no sistema de controle do Lokotrack e, assim que for ativado, começa a mandar dados para o sistema da companhia finlandesa, que é hospedado em nuvem. A nova tecnologia está sendo apresentada no estande da Metso na feira internacional de máquinas e equipamentos M&T Expo, realizada nesta semana em São Paulo (SP).

rn

O Fleet Management é oferecido pela Metso como um serviço opcional aos clientes na aquisição de um Lokotrack. A ferramenta pode ser acessada pelos clientes ou pela própria empresa, dependendo do tipo de contrato fechado, utilizando qualquer tipo de navegador. Segundo a empresa, alguns clientes possuem equipe capaz de utilizar o sistema de forma eficiente, mas outras companhias precisam da Metso para fazer o monitoramento.

rn

O sistema gera uma série de gráficos e dados e aponta, por meio de coordenadas de GPS, a posição específica do equipamento em tempo real. A localização é exibida diretamente no Google Maps, que está sincronizado com o Fleet Management. A ferramenta apresenta detalhes sobre a eficiência do Lokotrack, como tempo de operação, produção, tempo de parada.

rn

Um dos pontos mais importantes do sistema da Metso é a mensuração dos dados de combustível, descrevendo o total consumido com o equipamento em carga e sem produzir. Durante a apresentação do sistema ao NMB, os engenheiros da Metso mostraram um Lokotrack no México que consumiu 1.259 litros de combustível, sendo que 1.187 foram efetivos. Ou seja, o restante foi gasto com a máquina parada. O Fleet Management permite ao usuário navegar no calendário, para avaliar diferentes dias e semanas.

rn

De acordo com os engenheiros no estande da companhia, a Metso pretende, dentro de três anos, ter toda a sua frota gerenciada pelo sistema de monitoramento remoto, incluindo unidades estacionárias.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineradoras passam a integrar programa de segurança pública em municípios

5 de janeiro de 2024

IBRAM e Ministério da Justiça e Segurança Pública firmam acordo de cooperação técnica em Brasília. Mineradoras vão fornecer informações para…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS