Michelin lança pneus para caminhões de mineração
5 de outubro de 2016
A nova linha incorpora três inovações importantes, que, em conjunto, aumentam a vida útil do pneu por no mínimo 10% em comparação com o antecessor da marca, o Michelin XDR2
A Michelin anunciou, ontem (4), os novos pneus XDR3 projetados para caminhões basculantes rígidos que operam em minas de superfície. Segundo a empresa, a nova linha incorpora três inovações importantes, que, em conjunto, aumentam a vida útil do pneu por no mínimo 10% em comparação com o antecessor da marca, o Michelin XDR2.
Os pneus estão disponíveis no modelo 40.00 R57 Michelin XDR3, e em 2017, será disponibilizado ao mercado o modelo 53/80 R63 Michelin XDR3.
Um dos principais desafios enfrentados pelos operadores de mina hoje, de acordo com a Michelin, é reduzir o custo por tonelada, melhorando a eficiência operacional, e ainda garantir a segurança de todos no local de trabalho, aumentando, assim, a rentabilidade.
A primeira das inovações no modelo XDR3 é um novo padrão de banda de rodagem. Segundo a companhia, comparado com o seu antecessor, esse novo padrão oferece vários benefícios, como uma melhor resistência devido à melhoria da capacidade de dissipação de calor que deixa a banda de rodagem até 8 graus centígrados mais fria.
Um maior volume de borracha do piso está em contato com o solo, o que melhora o desgaste e garante uma melhor distribuição de carga em toda a área de contato devido a uma pressão de contato inferior. Finalmente, blocos entrelaçados resistem ao movimento excessivo nas curvas e reduzem ainda mas o desgaste dos pneus.
A segunda inovação diz respeito aos quatro compostos de borrachas inovadoras (MB4, MB, MC4 e MC). De acordo com a empresa, um novo processo de mistura exclusiva garante uma composição mais uniforme dos compostos de borracha e um nível superior de dispersão preta de carbono que aumenta a resistência ao desgaste. Cada composto único oferece características de desempenho específicas adaptadas às condições do site e de uso, desde alta resistência ao desgaste até alta capacidade térmica para a velocidade.
Já a terceira inovação é o isolamento da corrosão de cabos de aço. Os cabos de aço de alta resistência utilizados na carcaça do pneu são 10% mais fortes do que no XDR2 e são encapsulados em borracha para evitar a propagação da corrosão no interior do invólucro, o que prolonga a vida útil do pneu.
O Michelin XDR3 também possui o sistema de gestão Michelin Earthmover (Mems), o que significa que é possível instalar fácil e rapidamente sensores de dados modernos para capturar e transmitir informações de temperatura e pressão em tempo real.
Segundo a Michelin, as equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da empresa passaram mais de seis anos desenvolvendo esse novo pneu para garantir que ele atenda às expectativas e necessidades dos clientes durante o processo de teste de mais de 25 milhões de quilômetros percorridos, o que equivale a circular a terra 625 vezes.
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