NOTÍCIAS

Mina brasileira reduz os custos em 85% com o Poly-Cer da Metso

2 de agosto de 2013

Uma empresa global de mineração, com escritório central no Canadá, cresceu durante os últimos 20 anos até tornar-se um dos maiores produtores globais. A unidade brasileira em Minas Gerais responde por 20% da

Uma empresa global de mineração, com escritório central no Canadá, cresceu durante os últimos 20 anos até tornar-se um dos maiores produtores globais. A unidade brasileira em Minas Gerais responde por 20% da produção total. Quando o revestimento de desgaste em aço em suas operações de britagem de minério foi substituído com a solução Trellex Poly-Cer da Metso, eles constataram grandes melhorias tanto ao nível dos custos como de desempenho.

rn

Desgaste

rn

Em um acionador, logo depois do britador principal na linha de cominuição, o revestimento de desgaste de aço costumava desgastar-se rapidamente. Até mesmo as placas em aço resistentes à abrasão Hardox 400 duravam somente cerca de uma semana, gerando custos de substituição e manutenção inaceitavelmente altos. Em um esforço para solucionar este problema, eles tentaram usar placas de aço com insertos de tungstênio. Estes duravam mais, no entanto, contatou-se que não era uma solução economicamente viável.

rn

A solução da Metso

rn

Com uma boa relação de trabalho já existente, a empresa global de mineração procurou a Metso em busca de novas soluções. A Metso recomendou a instalação do Poly-Cer. Durante um projeto-piloto, que durou cerca de 6 meses, foi aplicado o Trellex Poly-Cer 38S nas regiões críticas do acionador.

rn

Os custos reduziram em 85%

rn

O resultado foi uma melhoria do desempenho de 24 vezes no revestimento de desgaste de aço. Um segundo conjunto de placas Trellex Poly-cer usado na mesma região, durou um ano, oferecendo uma melhoria de desempenho melhor do que os revestimentos de desgaste em aço tradicionais como também reduziu seus custos em 85%.

rn

Benefícios inesperados – extensão do programa

rn

Além disso, identificaram-se vários resultados positivos após a aplicação do Trellex Poly-Cer. Devido a redução de desgaste do produto, o tempo de manutenção foi reduzido em 770 horas de trabalho por ano e as interrupções na fábrica tornaram-se raras. Isto também minimizou a exposição do operador aos perigos e ao desconforto na troca das placas e, consequentemente, a segurança dos trabalhadores também melhorou. Na verdade, eles ficaram tão satisfeitos que decidiram instalar Trellex Poly-cer 38S em todos os pontos críticos da fábrica – uma solução que funciona com sucesso há cerca de 2 anos.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS

Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS