MINA DE COBRE NA AUSTRÁLIA SUBSTITUI DIESEL POR PAINÉIS SOLARES
4 de dezembro de 2015
A mina de cobre e ouro DeGrussa, na região central do estado de Western Australia, concluiu a instalação dos primeiros 34 mil painéis fotovoltaicos (PV) para a geração de energia solar.
A mina de cobre e ouro DeGrussa, na região central do estado de Western Australia, concluiu a instalação dos primeiros 34 mil painéis fotovoltaicos (PV) para a geração de energia solar. Esses painéis vão produzir a maior parte da energia consumida durante o dia e vão economizar cerca de 5 milhões de litros de diesel por ano, isto é, aproximadamente 20% do consumo anual desse combustível.
A Agência Australiana de Energias Renováveis (Arena, na sigla em inglês) vai financiar 20,9 milhões de dólares australianos do total de 40 milhões do projeto, que deve ser concluído em 2016. O objetivo do governo é gerar 10,6 MW de energia solar, com sistema de armazenagem, na mina DeGrussa, da Sandfire Resources.
“A construção de uma usina solar de 10,6 MW está em andamento. Cerca de 4.700 hastes de aço estão sendo instalados e montados em um sistema de eixo simples” disse o CEO da Arena, Ivor Frischknecht, referindo-se ao sistema que dá mobilidade aos painéis solares para acompanhar a movimentação do sol e otimizar a geração de energia.
Sistemas de geração e armazenagem de energia solar podem promover uma clara situação de “ganha-ganha” em muitas aplicações fora da rede de energia do país, disse ele. A nova planta solar vai dar mais previsibilidade aos custos correntes que serão mais baixos do que aqueles proporcionados por geradores diesel, no longo prazo.
“A Arena dá grande ênfase ao estímulo à indústria que opera fora da rede a adotar soluções de energia renovável. O compartilhamento de conhecimento desse projeto pode ajudar a reduzir os custos de projetos futuros e, potencialmente, aumentar a confiança das mineradoras em energias renováveis”, disse Frischknecht.
A engenharia, os suprimentos, a construção, a operação e a manutenção da instalação ficarão a cargo da companhia especializada em energia solar juwi, que tem sede na Alemanha. A construtora australiana Otoc ficará com a supervisão da construção e serviços de instalação.
Clique aqui e acesse a matéria.
Fonte: Notícias de Mineração Brasil