NOTÍCIAS

Mina modifica plano de fogo para otimizar desmonte

25 de janeiro de 2013

rnrnLocalizada em Santana do Cariri (CE), a mina Pedra Branca da Chaves Mineração e Indústria iniciou em sua unidade de extração de Gipsita o estudo sobre redução de custos coordenado pelo en

rn

rn

Localizada em Santana do Cariri (CE), a mina Pedra Branca da Chaves Mineração e Indústria iniciou em sua unidade de extração de Gipsita o estudo sobre redução de custos coordenado pelo engenheiro de minas André Queiroz Otelo, que trabalha para alcançar o equilíbrio entre o desmonte primário, secundário e terciário, controle antes feito por quantidade de explosivo utilizado e produção realizada.

rn

No momento, a perda de material in situ, para o que é carregado nos caminhões, chega a 50 % e como as frentes de lavra na mina são muito fraturadas, o fechamento da malha (afastamento X espaçamento) nem sempre diminui o número de matacos, ou pior, acaba por gerar excesso de finos com perda de minério. Procurar uma situação ótima entre os desmontes primários (na bancada), secundários (fogachos) e terciários (rompedores) é de suma importância para uma menor perda de material com diminuição dos custos.

rn

 

rn

 

rn

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Minério & Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção mineral cresce 14% em toneladas no 3º trimestre

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS

ESG, geopolítica e mudanças climáticas lideram top 10 de oportunidades e riscos para o setor de mineração e metais no Brasil

12 de junho de 2023

Estudo produzido pela EY, em conjunto com o IBRAM, traz os principais desafios que o setor deve superar para manter…

LEIA MAIS