NOTÍCIAS

MINAS E SUÉCIA DEBATEM INOVAÇÃO NO SETOR MINERAL

9 de novembro de 2015

Seminário reuniu representantes governamentais e da indústria na FIEMG.

Seminário reuniu representantes governamentais e da indústria na FIEMG 

O seminário “Inovação no setor de Mineração” reuniu representantes da indústria e dos governos sueco e mineiro, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), no dia 6/11. A intenção é alavancar o comércio bilateral e a inovação entre Brasil e Suécia por meio de cooperação econômica, técnica e industrial. Pioneira em inovação sustentável e tecnologia, a Suécia aplica esse conhecimento na área de mineração, permitindo novas possibilidades de parcerias com o setor brasileiro.

Para o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, o marco para uma nova fase de relações bilaterais é o recente contrato assinado em outubro entre a Força Aérea Brasileira e a empresa sueca Saab, que abrange o desenvolvimento e produção dos caças Gripen NG. ”O contrato do Gripen é um projeto estratégico conjunto, envolvendo uma parte significativa de transferência de tecnologia ao Brasil. Esse fato colabora para o aprofundamento e ampliação da colaboração entre esses países em vários segmentos como mineração, produção de biomassa, energia, infraestrutura, transporte e tecnologias limpas”, ressalta.

Segundo o diretor do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais – Sindiextra, Cristiano Monteiro Parreiras, “a discussão acontece em um momento de mudanças para o setor que enfrenta um momento delicado de baixa do preço. A utilização de novas tecnologias é o caminho em tempos de novos patamares de preço do minério”, diz.

Para o diretor de assuntos minerários do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, Marcelo Ribeiro Tunes, a inovação no setor não se limita à tecnologia. “É também essencial a inovação na governança empresarial, na política pública, e no relacionamento com as comunidades”, diz.

O seminário faz parte da 4ª edição Sweden-Brazil Innovation Weeks e é promovido pela Embaixada da Suécia no Brasil e o Conselho de Comércio e Investimento da Embaixada, com o apoio da FIEMG, do Sindiextra, do IBRAM e do Governo do Estado de Minas Gerais.

Fonte: FIEMG
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

Nota Técnica do Ministério do Trabalho esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” frente à NR 12

3 de dezembro de 2018

A Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…

LEIA MAIS

Simpósio Brasileiro do Diamante desperta interesse internacional

1 de outubro de 2018

O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de…

LEIA MAIS