NOTÍCIAS

Minas lança a Plataforma Mineração 4.0

30 de março de 2017

A iniciativa, coordenada pela Fapemig, visa unir esforços de mineradoras e centros tecnológicos para a ‘transformação digital’

A Plataforma Mineração 4.0, uma iniciativa que visa unir empresários, investidores e especialistas do setor minerário em Minas Gerais, foi lançada oficialmente  no dia 28 na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), em Belo Horizonte.
 
Segundo Celso Chapinotte, diretor da Gartner em Minas Gerais, a mineração pode aproveitar a experiência de outras indústrias que estão se reposicionando e adotando a transformação digital e se inserindo na Indústria 4.0.
 
Entre as áreas que apresentam oportunidades estão a gestão de ativos e a manutenção preditiva, disse Chapinotte durante a apresentação intitulada "As tendências tecnológicas com ser mais produtivo… na indústria e na mineração", dentro do fórum "Largada para a Revolução Digital da Mineração Brasileira", promovido pela Fapemig.
 
Segundo ele, uma das coisas a ser feitas é acabar com silos dentro das empresas. O planejamento de lavra deve interagir com a gestão de manutenção, assim como a geologia deve falar com o pessoal de TI. Uma pesquisa da Gartner mostra que na indústria de recursos naturais, petróleo e mineração, 20% das empresas já usam IoT, enquanto que 40% tem planos de usa, mas não nos próximos 12 meses, e 40% admitem que a tecnologia é relevante, mas não tem planos para usá-la.
 
Ele citou duas grandes mineradoras, a Rio Tinto e a GoldCorp, como empresas que tiram proveito da convergência de tecnologias digitais que ganhou o nome de 4ª Revolução Industrial, um movimento caracterizado pela velocidade de inovações tecnológicas como analítica, inteligência artificial, robótica, Internet das Coisas (IoT), veículos autônomos, impressão 3D, nanotecnologia, biotecnologia, ciência dos materiais, armazenamento de energia e computação quântica.
 
A Rio Tinto pelo desenvolvimento e uso de caminhões autônomos e a GoldCorp, mineradora de ouro, por ter ido além do uso de sensores e analítica avançada para reduzir custos. Segundo um relatório deste ano da consultoria Deloitte, a GoldCorp usa drones, modelagem em tempo real e geocodificação para aumentar a produtividade.
 
Mineração 4.0
 
A Plataforma Mineração 4.0 é uma das ações do Projeto Nova Mineração, da Fapemig, e tem como objetivo a concepção, estruturação e funcionamento de Plataformas Colaborativas, com o objetivo de abordar temas transformadores da mineração em Minas Gerais. Entre os participantes dessas Plataformas Colaborativas estão mineradoras, instituições de ciência, tecnologia e inovação, órgãos públicos, entidades de classe e outras organizações. A Fapemig é responsável pela coordenação institucional? ?no âmbito do Projeto Nova Mineração?.
 
Participaram do evento de lançamento Evaldo Vilela, presidente da Fapemig; Renato Ciminelli, assessor especial da Fapemig; Flávio Antônio dos Santos, do Cefet-MG, parceiro da Plataforma; bem como representantes do Sebrae e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi). Na plateia com cerca de 100 pessoas, estavam integrantes da Vale, do Instituto Tecnológico Vale (ITV), da Gerdau, da Votorantim, de universidades e empresas de consultoria que trabalham no ramo.
 
O website Notícias de Mineração Brasil (NMB) também é parceiro dessa iniciativa. No ar desde 2013, o website da Aspermont Limited, criou no fim de janeiro a coluna Mineração 4.0 para a divulgação de casos de uso de analítica, IoT, robótica e outras novas tecnologias em mineração e exploração.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Avanços na legislação do ouro geram segurança e contrapartidas socioambientais

24 de julho de 2023

De acordo com especialistas na área, o avanço em programas que contribuem na luta contra o garimpo ilegal e que…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS