NOTÍCIAS

Minas quer mais ainda

27 de agosto de 2012

rnQuase simultaneamente ao anúncio do Plano de Investimento em Logística para rodovias e ferrovias, feito pela presidente Dilma Rousseff, um pacote de concessões estimado em R$ 133 bilhões que inclui a restaura&c

rn

Quase simultaneamente ao anúncio do Plano de Investimento em Logística para rodovias e ferrovias, feito pela presidente Dilma Rousseff, um pacote de concessões estimado em R$ 133 bilhões que inclui a restauração e a duplicação de várias rodovias federais que cortam o território mineiro, o governo estadual assinou contrato com um consórcio internacional para realizar estudos visando a implantação de nova logística de infraestrutura ferroviária no Norte de Minas.

rn

O principal objetivo é ampliar o escoamento de produtos daquela região, incluindo minério de ferro e outras commodities produzidas em Minas. As atenções se voltaram para uma região tradicionalmente esquecida das autoridades desde que se descobriu ali uma enorme província mineral, com reservas de minério, embora de baixo teor, que rivalizam com as do chamado Quadrilátero Ferrífero.

rn

Com efeito, protocolos com previsão de investimentos vultosos vêm sendo firmados com o governo, inclusive com um grande grupo nacional, que prevê injetar R$ 1,04 bilhão em um complexo minerador compreendendo a mina propriamente dita e mineroduto. Há de se indagar, à essa altura, se o mineroduto vai concorrer com a projetada ferrovia ou vice-versa.

rn

Isso a consultoria ora contratada poderá responder ao longo dos próximos dez meses do estudo, orçado em R$ 2,1 milhões e que está sendo financiado pelo Banco Mundial (Bird), diz a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). O estudo deverá avaliar, é claro, aspectos socioeconômicos e ambientais para implantação da ferrovia. E, se for o caso, poderá apontar retificações de traçados para promover o uso intensivo do transporte ferroviário.

rn

Vê-se, por aí, que boas ideias e bons projetos não têm faltado aos governantes para tirar o país do atraso em que se encontra, com estradas sucateadas e uma malha ferroviária que vem da época em que toda ela pertencia ao governo federal. O que se precisa é de celeridade nas obras e mais investimentos federais em Minas.

rn

 

Fonte: O Tempo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American e Governo de Minas firmam convênio para melhorias viárias no município de Serro

16 de março de 2022

A Anglo American e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), por meio…

LEIA MAIS

Setor mineral está no caminho certo ao aprimorar relacionamento com comunidades

13 de outubro de 2020

O setor mineral está no caminho certo ao aprimorar seu relacionamento com as comunidades. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente…

LEIA MAIS

IBRAM é recebido na Tencent, maior empresa de tecnologia da China e 6ª no mundo

12 de janeiro de 2024

A inovação tecnológica desempenha um papel fundamental na mineração sustentável. O desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias são conquistas…

LEIA MAIS