Minas Stones obtém licença de implantação para projeto de quartzo na Bahia
10 de maio de 2016
O empreendimento prevê a lavra e o beneficiamento de cerca de 480 mil toneladas por ano de quartzo com teor médio de 99%.
A Minas Stones Mineração obteve, na quinta-feira (5), a licença de implantação para o projeto Serra Escura, localizado na zona rural do município de Tanhaçu (BA). O empreendimento prevê a lavra e o beneficiamento de cerca de 480 mil toneladas por ano de quartzo com teor médio de 99%.
O produto será usado no setor metalúrgico, na produção de ligas de silício metálico e liga do tipo ferrossilício.
Segundo Marcos Nunes, diretor de Mineração da empresa, serão investidos R$ 9 milhões no projeto. “As obras de implantação da mina vão durar cerca de seis meses a um ano e, na fase final do projeto, serão empregadas de 40 a 50 pessoas”, disse ele, em entrevista por telefone nesta segunda-feira (9) ao Notícias de Mineração Brasil.
No que diz respeito à logística do empreendimento, Nunes disse que o transporte de produto final será feito por meio de transporte ferroviário, considerando que a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) está localizada próximo ao projeto e a Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) está sendo construída no Estado. “Isso dependerá da localização do cliente”, declarou.
Questionado sobre quais equipamentos serão necessários para o empreendimento, o diretor da Minas Stones mencionou escavadeira, perfuratriz, caminhões e unidade de britagem e classificação. Nunes disse que os equipamentos ainda não foram comprados.
Segundo o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), feito pela Arcoverde Consultoria e Projetos (ACP) em abril de 2013, a mina e as instalações auxiliares do empreendimento vão ocupar uma área cercada de 93 hectares. Desse total, 36 hectares serão efetivamente ocupados e os 57 restantes serão áreas verdes próximas à mina.
A vida útil da mina do projeto Serra Escura é de 60 anos e as reservas cubadas e aprovadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) são de aproximadamente 30 milhões de toneladas de quartzo. O produto final da mina será a brita de quartzo em duas faixas de tamanho, uma de cinco a 25 milímetros e outra de 20 a 100 milímetros.
De acordo com o website Jazida.com, a empresa Minas Stones Mineração possui quatro autorizações para pesquisa, sendo uma para diamante em Diamantina (MG), uma para minério de silício em Conceição do Mato Dentro (MG), e duas para quartzo em Tanhaçu (BA). A companhia também possui três requerimentos de lavra, sendo um para quartzo e dois para quartzo industrial em Tanhaçu (BA).
Notícias de Mineração Brasil