NOTÍCIAS

Minas Stones obtém licença de implantação para projeto de quartzo na Bahia

10 de maio de 2016

O empreendimento prevê a lavra e o beneficiamento de cerca de 480 mil toneladas por ano de quartzo com teor médio de 99%.

A Minas Stones Mineração obteve, na quinta-feira (5), a licença de implantação para o projeto Serra Escura, localizado na zona rural do município de Tanhaçu (BA). O empreendimento prevê a lavra e o beneficiamento de cerca de 480 mil toneladas por ano de quartzo com teor médio de 99%.
 
O produto será usado no setor metalúrgico, na produção de ligas de silício metálico e liga do tipo ferrossilício.
 
Segundo Marcos Nunes, diretor de Mineração da empresa, serão investidos R$ 9 milhões no projeto. “As obras de implantação da mina vão durar cerca de seis meses a um ano e, na fase final do projeto, serão empregadas de 40 a 50 pessoas”, disse ele, em entrevista por telefone nesta segunda-feira (9) ao Notícias de Mineração Brasil.
 
No que diz respeito à logística do empreendimento, Nunes disse que o transporte de produto final será feito por meio de transporte ferroviário, considerando que a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) está localizada próximo ao projeto e a Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) está sendo construída no Estado. “Isso dependerá da localização do cliente”, declarou.
 
Questionado sobre quais equipamentos serão necessários para o empreendimento, o diretor da Minas Stones mencionou escavadeira, perfuratriz, caminhões e unidade de britagem e classificação. Nunes disse que os equipamentos ainda não foram comprados.
 
Segundo o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), feito pela Arcoverde Consultoria e Projetos (ACP) em abril de 2013, a mina e as instalações auxiliares do empreendimento vão ocupar uma área cercada de 93 hectares. Desse total, 36 hectares serão efetivamente ocupados e os 57 restantes serão áreas verdes próximas à mina.
 
A vida útil da mina do projeto Serra Escura é de 60 anos e as reservas cubadas e aprovadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) são de aproximadamente 30 milhões de toneladas de quartzo. O produto final da mina será a brita de quartzo em duas faixas de tamanho, uma de cinco a 25 milímetros e outra de 20 a 100 milímetros.
 
De acordo com o website Jazida.com, a empresa Minas Stones Mineração possui quatro autorizações para pesquisa, sendo uma para diamante em Diamantina (MG), uma para minério de silício em Conceição do Mato Dentro (MG), e duas para quartzo em Tanhaçu (BA). A companhia também possui três requerimentos de lavra, sendo um para quartzo e dois para quartzo industrial em Tanhaçu (BA).
 
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS