Mineração alavanca 2.053 novos empregos no Pará
25 de outubro de 2012
rnO Pará é o estado que mais gerou postos de trabalho no setor de extrativismo mineral desde o ano passado. Só de janeiro a setembro deste ano, o Estado gerou 2.053 novos empregos. De acordo com pesquisa realizada
rn
O Pará é o estado que mais gerou postos de trabalho no setor de extrativismo mineral desde o ano passado. Só de janeiro a setembro deste ano, o Estado gerou 2.053 novos empregos. De acordo com pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), no mesmo período, a Região Norte apresentou um crescimento de 10,91% no número de empregos formais e um saldo positivo de 2.509 postos de trabalho no setor.
rn
Segundo o supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena, a tendência é que esse número aumente. “Apesar da crise industrial que vem atingindo diversos setores, o Pará continua gerando postos de trabalho dentro da meta. Este ano, devemos chegar a 54 mil postos de trabalho gerados em todos os setores”, explica. O Estado ficou à frente do Tocantins e do Amapá, que tiveram saldo positivo de 241 e 164 postos de trabalhos, respectivamente. O Amazonas foi o único estado que apresentou saldo negativo, com perda de 116 postos de trabalho.
rn
Roberto Sena explica que os setores que mais se destacam no Pará são os de construção civil, comércio e serviço, que são os responsáveis por mais da metade dos postos de trabalhos gerados anualmente no Estado. “O diferencial do Pará é o grande número de projetos em andamento. Por isso há um crescimento do setor extrativo mineral, que está em quarto lugar. Já estamos em 41 mil postos de trabalho gerados e esperamos que até o final do ano esse número aumente”, comenta.
rn
Fonte: O Liberal