NOTÍCIAS

Mineração aumenta IDH de Cachoeiro de Itapemirim

28 de agosto de 2014

Municípios com atividades de mineração apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) maior do que a média de seus Estados. E Cachoeiro de Itapemirim segue essa tendência, conforme nova pesquisa publicada e

rn

Municípios com atividades de mineração apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) maior do que a média de seus Estados. E Cachoeiro de Itapemirim segue essa tendência, conforme nova pesquisa publicada em julho.

rn

Dados coletados por dois pesquisadores cachoeirenses, a partir de pesquisa do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) de 2012, apontam que o Espírito Santo tem média de IDH de 0,767, enquanto Cachoeiro apresenta índice de 0,770.

rn

O mesmo ocorre em cidades como Nova Lana (MG) que tem IDH acima da média do seu Estado (0,821 e 0,766, respectivamente) e Presidente Figueiredo (AM), que tem IDH de 0,742 e seu Estado, 0,713.

rn

Além disso, um levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de 2010, corrobora as informações da pesquisa, apontando Cachoeiro com o maior IDH do sul do Espírito Santo (0,746), acima de cidades como Anchieta (0,730) e Castelo (0,726).

rn

Contribuições

rn

O estudo, feito pelos professores do curso de Direito do Centro Universitário São Camilo André Araujo e Tauã Verdan, avalia a contribuição da mineração para o desenvolvimento social e os impactos ambientais causados pela atividade.

rn

André Araujo, que também é advogado, destaca que a mineração ajuda a aumentar a renda per capta e a reter as pessoas nos locais onde a atividade se aplica, trazendo desenvolvimento para as comunidades. Mas defende que as empresas devem compensar o impacto causado pela atividade.

rn

 “As maiores empresas são também aquelas com maiores áreas de preservação. Tendo responsabilidade e respeito à legislação, a mineração contribui muito para a melhoria socioambiental”, afirma Araujo.

rn

Livro

rn

O estudo “O Direito Minerário como potencialização da dignidade da pessoa humana”, de André Araujo e Tauã Verdan, consta em um compêndio de textos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente e Direito Minerário publicado, em julho, em uma plataforma online. A publicação está disponível em: http://bit.ly/WOTGi3 .

rn

Grupo de estudos

rn

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente e Direito Minerário reúne alunos e professores do curso de Direito do Centro Universitário São Camilo. As pesquisas do grupo têm sido apresentadas em diversos eventos científicos.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Aquies

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Em evento em Belém, IBRAM enaltece o desempenho da indústria mineral paraense

20 de dezembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…

LEIA MAIS

O uso da água subterrânea na mineração é tema do PodMinerar desta terça-feira

7 de dezembro de 2022

A gestão dos recursos hídricos e das águas subterrâneas e os desafios do setor mineral para utilização e manejo da…

LEIA MAIS

CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…

LEIA MAIS