NOTÍCIAS

Mineração Caraíba investirá R$ 20 Mi em dois anos em projeto na BA

11 de agosto de 2015

A Mineração Caraíba trabalha no desenvolvimento do projeto de cobre Vermelhos, no município de Juazeiro (BA). que tem reserva lavrável de aproximadamente 5 milhões de toneladas de minério de cobre. O e

A Mineração Caraíba trabalha no desenvolvimento do projeto de cobre Vermelhos, no município de Juazeiro (BA). que tem reserva lavrável de aproximadamente 5 milhões de toneladas de minério de cobre. O empreendimento tem investimento previsto de R$ 20 milhões para 2015 e 2016, segundo informou a assessoria de imprensa da mineradora, por e-mail, ao NMB.

rn

“A mina de Vermelhos é fruto de um projeto de expansão da Mineração Caraíba, que tem o objetivo de viabilizar novos jazimentos na região do Vale do Curaçá (BA). O projeto será realizado no distrito de Itamotinga, no município de Juazeiro e a cerca de 30 quilômetros de Curaçá”, informou a Caraíba.

rn

De acordo com a mineradora, a produção anual de minério de cobre prevista é de 380 mil toneladas. “A priori, será realizada uma lavra subterrânea. O beneficiamento ocorrerá na unidade matriz da Mineração Caraíba, a 70 quilômetros da mina Vermelhos”.

rn

A empresa afirmou que toda a infraestrutura prevista foi concebida a partir de um projeto de baixo custo e que as estruturas metálicas e containers que formarão a área industrial do projeto, incluindo oficina, vestiário, escritórios, banheiros, entre outros, serão simples, mas eficientes.

rn

“Estão sendo consideradas medidas para diminuir os impactos ambientais, a exemplo da supressão de vegetação somente em pontos necessários [supressão cirúrgica] e do circuito fechado de água bruta para abastecer as atividades na mina subterrânea”, disse a assessoria da empresa ao NMB.

rn

Para viabilizar a operação, a Mineração Caraíba utilizará equipamentos específicos para a mineração subterrânea, como jumbos, plataformas, caminhões, LHD’s, scalers e perfuratrizes (Fandrill).

rn

“Utilizaremos a tecnologia rockfill com matriz cimentada, ou seja, todo material estéril retirado no desenvolvimento da mina retornará aos realces abertos, excluindo a formação de pilhas de estéreis na superfície, o que reduz ainda mais o impacto ambiental. Como o minério não será concentrado na mina de Vermelhos, os impactos ambientais referentes ao beneficiamento serão inexistentes”, disse a empresa.

rn

O projeto, que tem previsão superior a cinco anos de duração, deve gerar cerca de 50 empregos diretos na fase de implantação, atingindo aproximadamente 450 nas fases de preparação e produção.

rn

A Mineração Caraíba informou ainda que direcionou parte das vagas disponibilizadas em 2015 para capacitação de jovens das comunidades do entorno do projeto Vermelhos e que prioriza a contratação de pessoas da comunidade no entorno das minas em operação. A empresa está montando um banco de currículos com cadastro de pessoas da comunidade que terão prioridade nas contratações para Vermelhos.

rn

“A companhia tem como prática a atuação em parceria com as comunidades e há anos mantém, com apoio do Senai, o Programa Jovem Aprendiz no Distrito de Pilar, em Jaguarari [(BA], que já beneficiou mais de 300 jovens da região com cursos profissionalizantes. Hoje, mais de 60% dos alunos formados pelo curso trabalham na empresa”.

rn

No final de julho, a Caraíba apresentou o projeto em uma reunião com a comunidade de Juazeiro, que teve a presença de representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); de representantes da prefeitura municipal de Juazeiro, da Prefeitura de Curaçá e de representantes de associações da região.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



MRN é destaque no Prêmio Redes Fiepa de Desenvolvimento

1 de outubro de 2020

A empresa figurou no Top2, da categoria Percetum. Só em 2019, a mineradora efetuou 60% de suas compras no Pará…

LEIA MAIS

O setor mineral brasileiro tem potencial para crescer de forma muito mais acelerada do que ocorreu nos últimos anos, diz secretário Pedro Paulo Dias da SGM/MME

10 de dezembro de 2021

Segurança jurídica, sustentabilidade, disseminação de conhecimento e captação de recursos e financiamento para a mineração do Brasil. Esta é a…

LEIA MAIS

LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS