NOTÍCIAS

Mineração consome menos energia em junho

1 de agosto de 2013

A indústria de mineração e metalurgia teve redução do consumo de energia no mês de junho deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Na metalurgia de alumínio, o consumo de energia r

A indústria de mineração e metalurgia teve redução do consumo de energia no mês de junho deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Na metalurgia de alumínio, o consumo de energia recuou 12,9% no mês no Maranhão e 4,4% no Pará, estados que concentram 60% da produção nacional, informou relatório divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No Brasil, o aumento foi de 3,1%.

rn

O consumo de energia na indústria de mineração e metalurgia teve retração em junho deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Na metalurgia de alumínio, o consumo de energia recuou 12,9% no mês no Maranhão e 4,4% no Pará, estados que concentram 60% da produção nacional, informou relatório divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

rn

O setor de mineração e metalurgia ficou na contramão do consumo nacional, que teve aumento de 3,1% no mesmo período, totalizando 37.664GWh. Só o setor industrial aumentou o consumo energético em 1,1% em junho de 2013 se comparado ao mesmo mês de 2012.

rn

Já o consumo de energia elétrica residencial subiu 5,2% em junho. O segmento de comércio e serviços apresentou alta de 5%.

rn

A EPE divulgou também que o consumo residencial cresceu 6% no primeiro semestre do ano em relação a igual período de 2012. De acordo com o levantamento, houve uma ampliação na base de consumidores de 3,3% no período. Ao todo, são mais de 62,6 milhões de unidades. No ano, foram 2 milhões de novas unidades residenciais.

rn

Segundo a pesquisa, a ampliação no consumo de energia das famílias também se deve à ampliação no acesso a bens e equipamentos eletrodomésticos. O consumo médio mensal por consumidor subiu 2,2% em junho em relação a igual mês de 2012. As famílias da região Nordeste foram responsáveis por 33% desse aumento.

rn

Já no setor de serviços e comércio, a alta no consumo de energia ficou em 5,5% no semestre. Segundo o levantamento, há uma redução no ritmo de expansão do consumo para o setor. “Deve-se considerar que o crescimento no segundo trimestre de 2012 fora muito elevado, de 8,5%”, avalia a EPE. Assim como no segmento residencial, a alta do consumo também foi puxada pela região Nordeste, com expansão de 8,1% no semestre.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Raul Jungmann apresenta à Margareth Menezes panorama dos investimentos do setor mineral em projetos culturais

23 de dezembro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esteve no Ministério da Cultura, na tarde desta 5ª feira…

LEIA MAIS

Brasil terá 1º hub de inovação para a indústria mineral

19 de novembro de 2018

Inédita no setor em nível global, iniciativa de mineradoras brasileiras em parceria com a WeWork pretende impactar positivamente a competitividade…

LEIA MAIS

10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos

3 de maio de 2021

Evento bate recorde de inscritos: 2800 participantes. 10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos Estudantes e profissionais…

LEIA MAIS