NOTÍCIAS

Mineração do Seridó Paraibano será destaque em congresso internacional

29 de abril de 2014

A atividade mineral do Seridó Paraibano será apresentada no Shechtamn Internacional Symposium, um congresso internacional sobre mineração sustentável e tratamento de materiais que será realizado em Cancun, no

rn

A atividade mineral do Seridó Paraibano será apresentada no Shechtamn Internacional Symposium, um congresso internacional sobre mineração sustentável e tratamento de materiais que será realizado em Cancun, no México. A Paraíba tem na mineração sua principal atividade e vem investindo em programas de incentivo à atividade mineral que visam mostrar o potencial da região para o setor.

rn

O geólogo e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Francisco de Assis Souza, e os técnicos em Mineração, Antonio de Pádua Sobrinho e Paulo Sales, apresentarão alguns dos trabalhos que deram origem ao projeto ‘Garimpo Bom, mineração responsável’, que visa realizar um levantamento global das condições socioeconômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral da Paraíba.

rn

“No nosso Estado não existe tecnologia avançada, então temos que levar em consideração as questões ambientais e sociais, baseando em pesquisas. Vamos destacar o processo de beneficiamento, que é feito de forma artesanal”, afirmou o técnico de Mineração, Antonio de Pádua Sobrinho.

rn

Segundo Sobrinho, o objetivo é mostrar o potencial da região para o setor. “A pequena mineração está esquecida e as grandes mineradoras não buscam entender como funciona o processo de mineração nos garimpos. Nossa iniciativa busca indicar os problemas desse processo e buscar soluções, além de chamar atenção para as questões socioeconômicas da região”, disse.

rn

Durante o congresso, os pesquisadores apresentarão os trabalhos “Mining and Mineral Processing on pegmatites”, que aborda o processamento mineral em pegmatitos, e “Open Pit and Underground Mining: a Mixed Method for Small Mineral Exploration on Pegmetitie Boddies of Central Borborema”, que apresenta um método misto para exploração mineral em pequenos pegmatitos na província de Borborema, na Paraíba.

rn

“É muito importante nossa participação neste evento, pois compartilhamos experiências e adquirimos novos conhecimentos. Mostraremos para o setor como é feito o processamento mineral em pegmatitos, destacando o município de Picuí. Só temos que agradecer a Deus por essa conquista”, afirmou Sobrinho.

rn

Segundo ele, recentemente, foi criado o projeto “Garimpo Bom, mineração responsável”, que tem por objetivo realizar um levantamento global das condições socioeconômicas, de segurança e de saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral da Paraíba. “Já realizamos várias ações na região e apresentamos o projeto ao secretário de Saúde do Estado e ao Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador. O objetivo é firmar parceiras para discutir a implantação de ações em saúde voltadas para trabalhadores do setor mineral da região.” afirmou.

rn

Na Paraíba encontram-se projetos de empresas como a Águia Resources,  Iluka, entre outras. Em fevereiro deste ano, o governo do Estado inaugurou o Centro de Lapidação de Pedras “Francisco Paulo de Oliveira” e a Usina de Beneficiamento de Pegmatitos totalmente equipados, no município de Nova Palmeira. Foram investidos R$ 750 mil na criação das duas unidades. Na ocasião, o governador do Estado, Ricardo Coutinho, afirmou que com a usina e o centro de lapidação os mineradores poderão trabalhar com mais segurança e com os equipamentos necessários para agregar valor às pedras negociadas na região que tem na mineração a sua principal atividade.

rn

O simpósio será uma homenagem à vida e obra do professor Dan Shechtman, Prêmio Nobel da Química em 2011, e vai dividir os pilares da sustentabilidade em: ciência, tecnologia e prática industrial; quadro político e social; e formação do ciclo das ciências dos materiais, desde o processamento mineral, passando pela extração de metais e chegando ao desenvolvimento de novos materiais.

rn

O evento acontecerá de 29 de junho a 4 de julho de 2014, e, segundo Sobrinho, terá trabalhos apresentados por representantes das indústrias de materiais ferrosos, não ferrosos, empresas de reciclagem e universidades de todo o mundo.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



JMC Yamana Gold investe na contratação de mulheres

20 de dezembro de 2021

Programa Diversidade Feminina vem desenvolvendo e integrando cada vez mais a presença da mulher na empresa Mineração também é lugar…

LEIA MAIS

RMB firma parceria para desenvolver projeto inovador de manganês no Pará

3 de novembro de 2020

Acordo firmado entre a RMB e o grupo Sabes, vai proporcionar investimentos de aproximadamente US$ 200 milhões nos próximos três…

LEIA MAIS

Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS