NOTÍCIAS

Mineração Floresta investe R$ 200 Mi em projeto de titânio em Pernambuco

12 de janeiro de 2016

O empreendimento foi anunciado pela mineradora em dezembro do ano passado, em reunião com o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB).

Mineração Floresta, subsidiária da Casaforte Mineração, pretende investir R$ 200 milhões em um projeto de exploração de depósitos de minério de ilmenita para produção de dióxido de titânio no município de Floresta (PE). O empreendimento foi anunciado pela mineradora em dezembro do ano passado, em reunião com o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB).
 
O aporte será destinado para a primeira fase do projeto, que visa a produção anual de 150 mil toneladas de ilmenita, umas das principais fontes minerais de titânio. "Estamos na fase pré-operacional, tirando as licenças ambientes para darmos início à construção", afirmou o diretor da Mineração Floresta, Roberto Melo, segundo a imprensa local.
 
Também participaram do encontro os empreendedores Marcos Tavares Costa Carvalho e Romildo Tavares de Melo, do Grupo Tavares de Melo; e Fernando Buarque, da Casaforte Investimentos. A expectativa é que o empreendimento inicie as atividades até 2019 e gere cerca de 250 empregos diretos e 600 indiretos.
 
“Esse empreendimento vai contribuir para o desenvolvimento do Estado e de uma região que carece de maiores investimentos e alternativas econômicas. Vemos com muito entusiasmo, ainda mais entusiasmo porque ele é fruto de um tradicional grupo empresarial pernambucano”, disse o governador.
 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, "o projeto é extremamente estratégico, pois além da geração de oportunidades e renda no Sertão, seguindo a política de interiorização do Governo, prevê ainda pesquisa e desenvolvimento de tecnologias próprias, desenvolvidas em Pernambuco. Com isso, além de inserir o Estado, com destaque, no mercado nacional, ainda irá fomentar a estruturação de uma cadeia produtiva de ponta”.
 
O concentrado de ilmenita é o principal insumo para a produção de pigmento de titânio, utilizado na fabricação de diversos produtos, como tintas, plásticos, cosméticos e papéis.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBMina 2025 será realizado em Ouro Preto (MG), ampliando a parceria com academia

17 de março de 2025

O evento é uma realização do IBRAM em parceria com os departamentos de Engenharia de Minas da Universidade Federal de…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para as rodadas de negócios híbridas na EXPOSIBRAM 2023

7 de julho de 2023

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores da cadeia mineral poderão negociar propostas comerciais diretamente junto às mais importantes…

LEIA MAIS