Mineração Floresta investe R$ 200 Mi em projeto de titânio em Pernambuco
12 de janeiro de 2016
O empreendimento foi anunciado pela mineradora em dezembro do ano passado, em reunião com o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB).
Mineração Floresta, subsidiária da Casaforte Mineração, pretende investir R$ 200 milhões em um projeto de exploração de depósitos de minério de ilmenita para produção de dióxido de titânio no município de Floresta (PE). O empreendimento foi anunciado pela mineradora em dezembro do ano passado, em reunião com o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB).
O aporte será destinado para a primeira fase do projeto, que visa a produção anual de 150 mil toneladas de ilmenita, umas das principais fontes minerais de titânio. "Estamos na fase pré-operacional, tirando as licenças ambientes para darmos início à construção", afirmou o diretor da Mineração Floresta, Roberto Melo, segundo a imprensa local.
Também participaram do encontro os empreendedores Marcos Tavares Costa Carvalho e Romildo Tavares de Melo, do Grupo Tavares de Melo; e Fernando Buarque, da Casaforte Investimentos. A expectativa é que o empreendimento inicie as atividades até 2019 e gere cerca de 250 empregos diretos e 600 indiretos.
“Esse empreendimento vai contribuir para o desenvolvimento do Estado e de uma região que carece de maiores investimentos e alternativas econômicas. Vemos com muito entusiasmo, ainda mais entusiasmo porque ele é fruto de um tradicional grupo empresarial pernambucano”, disse o governador.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, "o projeto é extremamente estratégico, pois além da geração de oportunidades e renda no Sertão, seguindo a política de interiorização do Governo, prevê ainda pesquisa e desenvolvimento de tecnologias próprias, desenvolvidas em Pernambuco. Com isso, além de inserir o Estado, com destaque, no mercado nacional, ainda irá fomentar a estruturação de uma cadeia produtiva de ponta”.
O concentrado de ilmenita é o principal insumo para a produção de pigmento de titânio, utilizado na fabricação de diversos produtos, como tintas, plásticos, cosméticos e papéis.
Notícias de Mineração Brasil