NOTÍCIAS

Mineração no Brasil passa por nova onda de otimismo, diz EY

31 de outubro de 2013

O diretor de fusões e aquisições da EY, Viktor Andrade, disse que há uma nova onda de otimismo com mineração no Brasil. O depoimento do executivo da antiga Ernst Young foi durante o Fórum Bloomberg Bra

O diretor de fusões e aquisições da EY, Viktor Andrade, disse que há uma nova onda de otimismo com mineração no Brasil. O depoimento do executivo da antiga Ernst Young foi durante o Fórum Bloomberg Brasil realizado, hoje, em Belo Horizonte.

rn

Um dos motivos que sustentam a declaração de Andrade é a alta do dólar, fator que deixa os ativos mais baratos para empresas estrangeiras.

rn

Andrade, que apresentou o painel “Oportunidades no Mercado de M&A”, durante o evento, disse que o Brasil teve uma abertura recorde de data rooms para fusões e aquisições no terceiro trimestre deste ano. Para ele, isso é um sinal de forte retomada das operações de M&A no país.

rn

Segundo com Andrade, as fusões e aquisições são atraídas pelo tamanho e potencial do consumo no Brasil. O executivo disse que o fluxo de capitais para mercados emergentes deve continuar crescendo, tendo em vista que há uma “pressão natural’’ para que o mercado migre dos países ricos do hemisfério norte para os mercados emergentes.

rn

“Os fundos de private equity têm US$ 80 bilhões que podem ser aplicados no Brasil. Temos uma população enorme, grande volume de recursos naturais, ambiente institucional mais maduro, relativa estabilidade política e sistema financeiro desenvolvido”, disse Andrade.

rn

De acordo com o executivo, esses fatores fazem com que Brasil seja uma boa aposta a longo prazo. Andrade, entretanto, pondera que ainda há problemas que considera como circunstanciais no Brasil, caso da inflação alta e de alguns desajustes nas políticas monetária e fiscal do país. Mesmo assim, o diretor acredita os investidores vê que há chances de ajuste para estes problemas.

rn

No primeiro semestre de 2013, os números de fusão e aquisição de empresas de mineração no mundo não foram bons. Houve queda de 31% em relação aos seis primeiros meses do ano anterior.

rn

Em valor de transações, a queda foi de 74%, na comparação anual com o período de janeiro a junho deste ano. Um relatório desenvolvido pela PwC aponta recuo dos tradicionais controladores durante o primeiro semestre de 2013.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de cobre, chumbo, zinco e níquel) realiza reuniões internacionais

9 de dezembro de 2021

Com participação virtual de especialistas das Américas, Europa, Ásia e Oceania, o Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de…

LEIA MAIS

O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS

Belém sediará EXPOSIBRAM 2023

26 de setembro de 2022

A próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), o maior evento de mineração do Brasil e um dos…

LEIA MAIS