Mineração no Brasil tem melhor expectativa de contratação
21 de março de 2017
Pesquisa do ManpowerGroup mostra que setores de mineração, pesca e agricultura têm expectativa crescimento de 17% na contratação de empregados no segundo semestre deste ano
Os setores de mineração, pesca e agricultura têm as melhores perspectivas de emprego do Brasil no segundo semestre deste ano. De acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup, o crescimento de 17% para os setores é o mais forte em quatro anos, melhorando 12 e 31 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2017 e segundo trimestre de 2016.
De acordo com o ManpowerGroup, a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas, usando uma amostra representativa de 850 empregadores no Brasil. Para todos os participantes foi perguntado "Qual a sua previsão de variação no número total de colaboradores em seu local de trabalho nos próximos três meses até o final de junho de 2017, comparado com ao trimestre atual"?
No país, os empregadores brasileiros ouvidos na pesquisa relatam perspectivas de contratação estáveis para o próximo trimestre. Ao todo, 15% dos empregadores preveem aumento, 15% preveem redução e 65% não esperam nenhuma alteração nos níveis de contratação, o que resulta em uma Expectativa Líquida de Emprego de 0%.
As intenções de contratação para o período entre abril e junho de 2017, no entanto continuam negativas: -4%. O resultado é o melhor dos últimos dois anos: 6 pontos percentuais maior em relação ao mesmo período do ano anterior e 4 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2017. O cálculo considera a diferença entre a porcentagem dos empregadores que esperam aumento e a porcentagem que prevê redução de trabalhadores no próximo trimestre.
Além de mineração, pesca e agricultura, a pesquisa levou em consideração mais sete setores, que são administração pública/educação; comércio atacadista e varejista; construção; finanças/seguros e imobiliário; indústria; serviços e transportes e serviços públicos.
"Os empregadores de seis dos oito setores esperam uma redução no quadro de empregados para o segundo trimestre de 2017. Estima-se que o setor de construção seja o mercado de trabalho mais fraco, com uma Expectativa Líquida de Emprego de -21%. Em relação às outras regiões, os empregadores do setor de serviços relatam intenções de contratação fracas, com uma Expectativa Líquida de -12%, ao passo que as Expectativas Líquidas permanecem em -8% e -7% para o setor de transporte e serviços públicos e para o setor de atacado e varejo, respectivamente", afirma o ManpowerGroup no documento.
Notícias de Mineração Brasil