NOTÍCIAS

Mineração Vale Verde inicia obras de construção em Alagoas no segundo semestre de 2013

13 de novembro de 2012

rnO secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, esteve reunido nesta segunda-feira (12) com o executivo James Bannantine, presidente e CEO da Aura Minerals, companhia responsável pelo co

rn

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, esteve reunido nesta segunda-feira (12) com o executivo James Bannantine, presidente e CEO da Aura Minerals, companhia responsável pelo controle da Mineração Vale Verde. O encontro aconteceu na cidade de Washington e fez parte da programação que o Governo de Alagoas cumpre nos Estados Unidos e no Canadá, até a próxima sexta-feira (16). Na oportunidade, o empresário anunciou que as obras de construção da Mineração Vale Verde, no município de Craíbas, serão iniciadas no início do segundo semestre do ano de 2013.

rn

A reunião, que foi acompanhada pelo diretor para Assuntos Internacionais do Governo de Alagoas, Eduardo Magalhães, serviu para que a empresa apresentasse o projeto e todo o cronograma de atividades previstas até o início das operações da mineradora. O prazo de execução das obras é de 18 a 24 meses, que contará com recursos da ordem de US$ 450 milhões, em sua fase inicial. A Vale Verde vai gerar cerca de 1.200 empregos durante as obras de construção e mais 800 postos de trabalho com o início da produção.

rn

“Essa é mais uma conquista da atual gestão de Governo. Uma grande empresa vai ser instalada em um município do interior do Estado, fator que contribui para que a política de desconcentração de investimentos implantada pelo governador Teotonio Vilela Filho ganhe mais força”, destacou o secretário Luiz Otavio Gomes.

rn

De acordo com presidente da companhia, as negociações de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principal agente financiador do empreendimento, estão avançadas. “Estamos com a perspectiva de que a carta-consulta seja aprovada até o final deste ano. Sendo assim, todos os processos deverão estar cumpridos até o final do primeiro semestre de 2013, para que já no início do mês de julho as obras sejam iniciadas”, afirmou James Bannantine.

rn

A empresa já investiu aproximadamente R$ 70 milhões de pesquisa em Alagoas, gerando 130 empregos diretos. A Mineradora Vale Verde já tem recursos minerais para produzir pelos próximos 18 anos, com um total de 130 milhões de toneladas de cobre extraídas de duas jazidas em Craíbas, Arapiraca e Igaci.

rn

O presidente da Aura Minerals afirmou que estará em Alagoas no mês de dezembro para apresentar pessoalmente o projeto de implantação da Vale Verde ao governador Teotonio Vilela Filho. James Bannantine enfatizou o apoio oferecido por toda a equipe técnica do Governo de Alagoas para a decisão da empresa em levar o empreendimento para o Estado.

rn

“Além das condições encontradas para a extração dos nossos recursos naturais, encontramos em Alagoas um governador e uma equipe comprometida, que não mediu esforços para tornar o empreendimento uma realidade”, completou o presidente

rn

 

Fonte: Alagoas em Tempo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM, Conselho Indígena Mura e Potássio do Brasil iniciam plantio de mais de 800 mudas em Autazes, no Amazonas

5 de junho de 2025

A ação faz parte da compensação de carbono da Exposibram 2024 e conta com a tecnologia de monitoramento da startup…

LEIA MAIS

IBRAM e Water Services promovem workshop sobre inovação e governança hídrica na mineração

3 de abril de 2025

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com a Water Services and Technologies, reuniu, nesta quarta-feira (2/4), especialistas e…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS