NOTÍCIAS

Mineradora australiana encontra níquel em estado natural na África

12 de setembro de 2016

Nenhuma sondagem foi feita ainda, mas 63 cavas, com até 6 metros de profundidade foram feitas. É pouco provável que seja inciada uma campanha de sondagem antes de 2017.

Foi divulgado, no fim de agosto, uma incrível descoberta na Nigéria. Amostras de níquel nativo foram coletadas pela mineradora australiana Comet, em um local ao norte da capital nigeriana Abuja. Trata-se de pequenas bolas de níquel em forma aluvial com um teor que torna viável irem direto para um forno de produção de aço inoxidável.

As “pegadas” mineralizadas podem ser identificadas em uma área de aproximadamente dois quilômetros quadrados, sendo que em uma pequena área de 0,25 quilômetro quadrado, ou 25 hectares, existe uma elevada exposição dessas pepitas de níquel.

Nenhuma sondagem foi feita ainda, mas 63 cavas, com até 6 metros de profundidade foram feitas. De acordo com Hugh Morgan, que faz parte do consórcio Comet Minerals, é pouco provável que seja inciada uma campanha de sondagem antes de 2017. A Comet está agora em busca de fundos para continuar com a exploração, mas não divulgou detalhes sobre o assunto.

De acordo com o jornal The Australian, a descoberta é original, pois o níquel foi encontrado em pelotas com até 5 milímetros de diâmetro, na superfície e com alto teor. Isso é visto como um indicador de que o subsolo pode conter um grande quantidade de níquel na forma de minério

Segundo rumores, as pepitas de níquel da Nigéria teriam até 90% de níquel e, potencialmente, poderiam ser lavradas somente com peneiramento, o que poderia gerar fundos para uma campanha maior de exploração.

Há muito segredo em torno da descoberta. Morgan, por exemplo, disse que cabe ao governo nigeriano prestar informações sobre a descoberta. Morgan foi presidente da Western Mining Corporation, comprada pela BHP Billiton in 2005, quando era a maior produtora de níquel da Austrália.

Em uma apresentação realizada na quarta-feira (7), na conferência Africa Down Under, em Perth, Morgan disse que as primeiras descobertas foram feitas no início de 2015 e disse acreditar que pode haver um grande depósito de níquel na região.

“Embora a rocha sã não tenha sido testada em profundidade, a vasta distribuição de bolas de níquel metálico se suas alterações ferruginosas secundárias resultantes de rochas alteradas em Titan, indica um sistema mineralizado de grandes proporções”, disse a Comet em um trabalho distribuído durante a conferência. “Até onde sabemos, esse estilo de depósito de níquel metálico nativo com alto teor nunca foi documentado antes”.

Com informações do website Mining News Net, uma publicação da Aspermont Limited, assim com o Notícias de Mineração Brasil (NMB).

Notícias de Mineração Brasil


Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Conheça os destaques da EXPOSIBRAM 2021

18 de outubro de 2021

A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2021 foi encerrada em 7 de outubro e teve uma programação…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM apresenta os desafios e as oportunidades da mineração em Pernambuco

30 de outubro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…

LEIA MAIS

CBMINA: especialistas debatem a evolução da legislação de barragens na mineração

3 de maio de 2021

Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…

LEIA MAIS