NOTÍCIAS

Mineradora brasileira quadruplica produção de calcário em dez anos

13 de abril de 2016

No período de 10 anos, produção, que era de 500 mil toneladas ao ano, subiu para 2 milhões de toneladas

A Mineração Bodoquena, localizada em Bela Vista (MS), aumentou a produção de calcário, que era de 500 mil toneladas ao ano para 2 milhões de toneladas, em dez anos, para acompanhar o aumento da safra de grãos na região. O insumo corrige a acidez do solo e permite a ação mais eficaz dos fertilizantes na lavoura.
 
A Bodoquena é responsável por mais da metade do calcário extraído no Mato Grosso do Sul e atende produtores de soja, milho e cana-de-açúcar do estado. A mineradora possui 700 hectares, dos quais apenas 15 são explorados.
 
No ano passado, a empresa teve uma queda média de 30% no faturamento, para cerca de R$ 35 milhões, em relação ao ano anterior. Para 2016, a expectativa é bater R$ 50 milhões em receita. Por conta da crise de confiança do setor, parte dos pedidos foi cancelada em 2015, porém, com a expansão de áreas de cultivo, a aquisição do insumo se torna fundamental para os tratos culturais e os resultados devem se refletir na mineradora neste ano.
 
"Funciona assim: o calcário é necessário para o plantio. O nível de aplicação dele depende de uma análise de solo feita no início da safra. Mesmo que haja queda em um ano, no seguinte você tem que colocar mais. É o que minha experiência me diz", diz Antônio Aranha, fundador da Bodoquena.
 
A empresa trabalha apenas com recursos próprios para a ampliação e renovação do parque de máquinas. "Nada aqui é financiado. Se temos o dinheiro, compramos, se não temos, adiamos o investimento. Nós não entramos em financiamentos pelo receio das crises do setor [agrícola]", afirma o diretor de Equipamentos, Frederico Aranha.
 
Nos últimos dez anos, a produção nacional de grãos aumentou quase 60%. O calcário é um dos produtos que não sofre o efeito direto do dólar na formação de preço.
 
De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na semana passada, as áreas de soja da safra 2015/ 2016 aumentaram 3,2% na comparação com o ciclo anterior. O plantio de milho primeira safra perdeu em torno de 9,2% de espaço para a oleaginosa, 563,3 mil hectares, e tende a ganhar 3,7% em área para a safrinha. Para Aranha, essas movimentações impulsionam a demanda por calcário para o solo.
 
O dado mais recente da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) mostra que, em 2014, o país produziu 36,87 milhões de toneladas, volume 34% superior ao registrado dez anos antes.
 
Segundo o website Jazida.com, a Mineração Bodoquena possui cinco direitos minerários, sendo que apenas um concessão de lavra. Há dois processos de autorização de pesquisa, um de requerimento de pesquisa e um de requerimento de lavra. Todos são para calcário em Bela Vista (MS). 
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Prêmio Municípios Mineradores 2022 revela cases de sucesso em gestão municipal

13 de junho de 2022

Contar com atividade minerária sustentável no território é um excelente estímulo para a condução de projetos públicos que melhoram a…

LEIA MAIS

Mais segurança: quatro barragens da Vale em Minas Gerais têm nível de emergência retirado e obtêm DCEs positivas

10 de outubro de 2022

As barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…

LEIA MAIS