Mineradora constrói navio autônomo
16 de maio de 2017
A embarcação tem previsão de iniciar operações no segundo semestre do ano que vem e enviará produtos da fábrica da Yara na cidade Porsgrunn para Brevik e Larvik, todas na Noruega
A Yara International, em parceria com a Kongsberg, está construindo o primeiro navio contêiner mundial, chamado Yara Birkeland, totalmente elétrico e autônomo e que não produz emissões. A embarcação tem previsão de iniciar operações no segundo semestre do ano que vem e enviará produtos da fábrica da Yara na cidade Porsgrunn para Brevik e Larvik, todas na Noruega. De acordo com as empresas, o navio será o primeiro alimentador de contêineres totalmente elétrico do mundo e reduzirá as emissões de NOx e de CO2, além de melhorar a segurança rodoviária com a remoção de até 40 mil viagens de caminhões em áreas urbanas povoadas.
O navio irá operar, a princípio, como um navio tripulado, movendo-se para operação remota em 2019. As empresas esperam que ele seja capaz de realizar operações totalmente autônomas a partir de 2020. "Como uma empresa líder mundial de fertilizantes com a missão de alimentar o mundo e proteger o planeta, investir neste navio de emissão zero para transportar nossas soluções de nutrição de culturas se encaixa bem em nossa estratégia. Estamos orgulhosos de trabalhar com a Kongsberg para realizar o primeiro navio mundial autônomo, totalmente elétrico para entrar em operação comercial", diz Svein Tore Holsether, presidente e CEO da Yara.
Notícias de Mineração Brasil