NOTÍCIAS

Mineradora gaúcha recebe Selo Verde do Prêmio Socioambiental Chico Mendes

17 de julho de 2014

Conquista foi fruto de sistemas inovadores de gestão sustentável, projetos de preservação da natureza e conscientização da populaçãornA SOMAR – Sociedade Mineradora conquistou o Selo Verde do Pr

Conquista foi fruto de sistemas inovadores de gestão sustentável, projetos de preservação da natureza e conscientização da população

rn

A SOMAR – Sociedade Mineradora conquistou o Selo Verde do Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2014 na categoria Gestão Socioambiental Responsável. A empresa é associada do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul (Sindibritas) e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas). Considerada a maior premiação brasileira do segmento, a certificação é conferida pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, ONG que desenvolve ações de preservação ambiental e inclusão social. Para o reconhecimento, foram avaliados a política socioambiental implementada, o atendimento à legislação vigente, ações sociais e de educação ambiental, gestão de resíduos, conservação da biodiversidade, eficiência energética, gestão da água e logística reversa.

rn

O Troféu será entregue em cerimônia solene no final deste ano, em São Paulo, e todos os premiados serão inseridos no Anuário de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, uma publicação digital que visa divulgar as ações mais relevantes das empresas. Através do título, a Mineradora do baixo Rio Jacuí, no Rio Grande do Sul, entra para o seleto grupo das grandes companhias já agraciadas com o prêmio, como Odebrecht, Camargo Correa, ALL, Paranapanema, Eletrobrás, Petrobrás e Itaipu. O Selo tem o objetivo de valorizar as empresas que estão preocupadas em descobrir, criar e aprimorar sistemas de gestão inovadores, capazes de atender às demandas de preservação e recuperação da natureza, além de implantar projetos para conscientizar a população acerca destas questões. Estas organizações ajudam a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento sustentável através de iniciativas comprometidas com a sociedade.

rn

Entre as ações ambientais desenvolvidas pela SOMAR, está o Projeto Elo Verde, uma parceria com o Comitê da Bacia do Baixo Jacuí para o replantio da mata nativa nas regiões ribeirinhas dos 40 municípios que integram a bacia hidrográfica. Na área de educação ambiental, a mineradora desenvolve o Projeto Margens Vivas, um estímulo a conscientização ambiental e ao plantio de mudas nativas em áreas públicas e mata ciliar na região do Rio Jacuí, Charqueadas e São Jerônimo. A iniciativa também já possibilitou a criação do primeiro arboreto didático do país em uma escola, feito pelos alunos do Instituto Estadual de Educação São Jerônimo. Recentemente, a SOMAR também realizou a Ação Ambiental Limpeza Prainha da Colônia, em parceria com Grupo Escoteiro Jacuí, fazendo o recolhimento de resíduos e o plantio de mudas nativas às margens do Arroio dos Ratos.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Play Press

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS

O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS