Mineradora peruana usa videowall da Christie para monitorar suas operações
26 de setembro de 2016
O videowall é composto por quatro cubos de retroprojeção Christie Entero HB de 72 polegadas e resolução WUXGA
A Christie, empresa que trabalha na criação e instalação de produtos visuais e sonoros, anunciou nesta semana que a Southern Peru Copper Corporation (SPCC) instalou em sua sala de controle no país um videowall que permite monitorar, em tempo real, toda a rede elétrica. A Christie tem dois escritórios na América do Sul, sendo um no Brasil, localizado em São Paulo.
A Southern Copper Corporation é uma das maiores produtoras de cobre do mundo. No Peru, a companhia explora as minas de Toquepala e Cuajone, que estão próximas da Cordilheira dos Andes, a 860 quilômetros da capital Lima. A SPCC também opera uma refinaria na cidade de Ilo.
Para monitorar as três operações, a mineradora conta com um Centro de Controle e Operações 24/7, na província de Moquega. Moquega é de onde se supervisiona o funcionamento do sistema de potência das minas e coordena a reposição dos diferentes desligamentos produzidas por falhas na rede, podendo realizar operação remota para minimizar o tempo de desligamento de uma carga.
A sala de controle está equipada com o sistema Scada da Survalent Technology, um software usado para controlar e supervisionar processos industriais à distância. Nesta sala de controle é onde está instalado o videowall da Christie, que permite visualizar esquemas eletrônicos em tempo real, resultado da automatização realizada no sistema Survalent Scada.
O videowall é composto por quatro cubos de retroprojeção Christie Entero HB de 72 polegadas e resolução WUXGA. De acordo com a companhia, a tecnologia tem uma iluminação que excede 1.000 lumens, unidade de medida de fluxo luminoso, e é a primeira do mundo a proporcionar um funcionamento sem fio da rede.
“Escolhemos a solução da Christie porque cumpria com os requisitos que estabelecemos no projeto. No tempo que levamos trabalhando de forma 24/7 com o videowall não tivemos maiores problemas e a solução é muito confiável. Por outro lado, Procetradi conseguiu agilizar o tempo do projeto para termos uma implementação rápida”, disse o engenheiro Rolando Jesús, chefe do sistema de potência da SPCC.
“A verdade é que o videowall da sala de controle oferece uma grande resolução”, declarou Juan Carlos Vilcas Balbin, chefe de projetos da Procetradi. “A pequena manutenção que requer o videowall ajuda a operação continua no centro de controle”, ressaltou.
O processador Christie TVC-700, instalado na SPCC permite controlar o videowall, assim como mostrar nas telas outras ferramentas diferentes, como o software de medição ION Enterprise, que gerencia e analisa informação energética. O Christie TVC-700 tem capacidade para gerir simultaneamente centenas de fontes e mostrá-las em alta resolução em qualquer lugar, tamanho e “janelas” de um videowall. Segundo a empresa, o equipamento está instalado em um computador e é de fácil manuseio.
“Estamos encantados que nossas soluções para as salas de controle tenham sido instaladas na Southern Peru. Os videowallsda Christie garantem um funcionamento impecável e uma grande confiança em ambientes tão complexos como as salas de controle onde as exigência são cada vez maiores e não se pode haver falhas. Também queremos destacar o trabalho realizado por nosso parceiro Procetradi, que conta com uma grande experiência em desenvolvimento de soluções para as salas de controle”, declarou Juan Carlos Chávez, diretor da Christie na América Latina.
Notícias de Mineração Brasil