Mineradora recebe concessões de lavra para ferro em MG
30 de março de 2017
De acordo com publicação no Diário Oficial da União, a Tejucana Mineração poderá realizar a lavra de 735 mil toneladas de minério bruto (ROM)
A Tejucana Mineração conseguiu na última sexta-feira (24) duas concessões de lavra para minério de ferro junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, as concessões estão localizadas no município de Brumadinho (MG) e estão condicionadas à reserva lavrável de 735 mil toneladas de minério bruto (ROM).
As áreas em que a mineradora conseguiu as concessões são de 26,26 hectares e 17,92 hectares. Segundo o licenciamento ambiental para a operação, emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a lavra dos empreendimentos será realizada a céu aberto, sem tratamento ou com tratamento a seco do minério extraído.
"Na área dos dois Títulos Minerários estão depositados minérios de ferros diferentes quanto às características físicas e às formas de ocorrência. O minério local foi depositado na superfície do terreno tratando-se, de maneira genérica, de antigos rejeitos da de lavra e do beneficiamento do minério lavrado na região", afirma a Semad em trecho do licenciamento ambiental.
Segundo o órgão ambiental do governo de Minas Gerais, a atividade minerária da Tejucana irá se dedicar a recuperação de finos e seu processo produtivo se organizará a partir de etapas como: decapeamento da jazida e desmonte do minério de ferro; carregamento e transporte interno; estocagem temporária e beneficiamento; expedição e transporte externo e disposição controlada de estéril.
De acordo com a Semad, as duas plantas de beneficiamento, que serão fixas, já estão instaladas e em operação. Além disso, a Tejucana Mineração possui uma planta móvel de peneiramento, que não está em operação no momento.
Notícias de Mineração Brasil