NOTÍCIAS

Mineradoras buscam soluções para garantir a SST

3 de dezembro de 2014

Projetos inovadores são finalistas do Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo IBRAM, por meio do programa MINERAÇÃO A pronta resposta às emergências &

Projetos inovadores são finalistas do Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo IBRAM, por meio do programa MINERAÇÃO
 
A pronta resposta às emergências é uma das principais necessidades em qualquer atividade, pois só uma equipe realmente preparada é capaz de minimizar os impactos de um incidente. Pensando na importância desta área, oIBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração classificou a Mineração Rio do Norte, a Votorantim Metais e a Yamana Gold como finalistas do Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho, na categoria Atendimento às Emergências. A iniciativa é realizada por meio do MINERAÇÃO – Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração e conta com o patrocínio do SESI/CNI.
 
Os cases escolhidos para a etapa final foram “Simulados de Emergência MRN 2013” (Mineração Rio do Norte), “Plano de Auxílio Mútuo de Juiz de Fora (Votorantim Metais) e “Atendimento às Emergências” (Yamana Gold). A classificação de cada um deles será conhecida pelo público no dia 9 de dezembro, data da solenidade de premiação, que acontecerá na sede da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais. 
 
Para a coordenadora do MINERAÇÃO, Cláudia Pellegrinelli, a crescente participação no prêmio, que está em sua segunda edição, demonstra o envolvimento das empresas com o assunto. “Além de garantir a preservação de vidas, um pré-requisito fundamental para qualquer atividade econômica, o investimento em SST é, hoje, considerado um importante fator de competitividade na mineração”, garante. 
 
Prova disso foi o projeto desenvolvido pela Votorantim Metais Zinco. Com sede em Juiz de Fora, a planta contou com o empenho do técnico em Segurança do Trabalho Paulo Roberto Sales Rocha, responsável pelo case “Plano de Auxílio Mútuo de Juiz de Fora”. “A iniciativa surgiu da percepção da deficiência do Corpo de Bombeiros e da prestação de serviços dos órgãos que poderiam atender às emergências locais”, explica Rocha. 
 
A partir deste diagnóstico, foram realizadas diversas reuniões e, com a superação de alguns entraves jurídicos, foi criado o primeiro Plano de Ajuda Mútua Extramuros de Minas Gerais, com o objetivo de fornecer informações, agregar recursos e promover treinamentos integrados para empresas participantes e entidades relacionadas. O projeto começou a ser estruturado em 2001 e foi lançado em 2006. Um de seus maiores diferenciais, na opinião do técnico, é o nível de abrangência. “As empresas parceiras são o nosso foco, mas percebemos que nossas ações podem extrapolar este universo e beneficiar indiretamente todo o município”, explica. 
 
Representando a Yamana, foi inscrito o case “Atendimento às Emergências”, coordenado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Sênior Cícero Alves Ferreira. “A gerência da mineradora pensa na resposta à emergência como o conjunto de controles para um evento maior indesejado. Este gerenciamento inclui prevenção, monitoramento, primeira resposta e resposta à emergência como o conjunto completo de controles”, esclarece. De acordo com ele, esta abordagem é usada para definir com mais cuidado as exigências da resposta à emergência, já que funciona também como simulação dos cenários. “O Plano de Ação de Emergência tem como objetivo evitar ou reduzir ao mínimo as lesões, danos e impactos às pessoas, incluindo empregados, contratados, terceiros e comunidades locais, ao meio ambiente, às propriedades e patrimônios e à continuidade dos negócios”.
 
Na Mineração Rio Norte, o projeto “Simulados de Emergência MRN 2013” apresentou o sucesso da aplicação dos exercícios simulados de atendimento às emergências realizados nas instalados da mineradora ao longo do último ano. O case, conduzido pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Roberto Uilians Lopes dos Santos, envolveu todos os empregados da empresa, bem como terceirizados e a comunidade da vila de Porto Trombetas, onde a planta está localizada.
 
Mais informações sobre o Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho estão disponíveis no sitewww.programamineração.org.br. Dados sobre o setor podem ser encontrados na página oficial do IBRAM:www.ibram.org.br.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Seminário ESG – Mineração do Brasil começa amanhã

22 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e as mineradoras associadas estão à frente de um ousado projeto de transformação do setor mineral,…

LEIA MAIS

Em seminário internacional, Raul Jungmann diz que o mundo está na “Era dos Minerais Críticos e Estratégicos”

28 de maio de 2025

Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos 2025 reúne, em Brasília, autoridades federais, empresas, ONGs, pesquisadores para discutir a expansão…

LEIA MAIS

Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS