NOTÍCIAS

Mineradoras debatem sobre o setor com representante da Universidade Urais, da Rússia

8 de fevereiro de 2018

O encontro serviu para intercâmbio de experiências e estreitamento das relações entre a mineração brasileira e a Academia russa

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo Diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares, recebeu na última sexta-feira (2/2) a professora de Comunicação da Universidade Federal dos Urais (URFU), da Rússia, Olga Novoselova, em Belo Horizonte (MG). O encontro teve como objetivo mostrar como as mineradoras brasileiras trabalham os processos de comunicação e relacionamento com as comunidades.

Participaram também da reunião representantes da Anglo American, Vale e AngloGold Ashanti, que abordaram temas relacionados à operação da mineração no Brasil e, em especial, das empresas. Além disso, discutiram estratégias de comunicação, sustentabilidade, saúde e segurança e diálogo com os funcionários e as comunidades.

Para a professora, as visitas nas três mineradoras foram muito enriquecedoras. “Brasil e Rússia são países culturalmente muito diferentes, com legislações totalmente diversas. Porém, é fundamental obter conhecimentos e ensinamentos do Brasil para levar aos alunos essas diferenças de realidade. Ao se graduarem, eles terão todo o mundo como local para trabalhar”, disse. Olga Novoselova declarou que esse é um primeiro contato e que, no futuro, pode se transformar em possibilidade da promoção de intercâmbio entre a Universidade Urais e as mineradoras brasileiras. “Essa aproximação poderá beneficiar os futuros profissionais da nossa Universidade, com a probabilidade de aprendizado prático”, afirmou.

O Diretor de Comunicação do IBRAM acredita que essa troca de experiências promove o estreitamento das relações entre Brasil e Rússia, com benefícios mútuos. “O encontro propiciou que tivéssemos um conhecimento mais real sobre a mineração na Rússia, além de trocar experiências vividas pelo setor e pela Academia”.

Sobre Universidade Federal dos Urais

A Universidade Federal dos Urais é uma das maiores da Rússia. Está localizada em Ekaterimburgo – cidade moderna e muito desenvolvida; possui o quarto lugar na Rússia em número de habitantes. Atualmente, mais de 30.000 jovens de 80 países estudam nessa Universidade. O número de professores chega a 2.000. Oferece cursos em russo e em inglês.

A URFU está entre as 10 Universidades de maior nível na Rússia, 80 melhores Universidades dos BRICS (QS University Ranking: BRICS), 60 melhores Universidades dos países da Europa do Leste e da Àsia Central (QS University Ranking: EECA).

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineração Serra Verde apresenta melhorias no projeto de Terras Raras em Minaçu

6 de outubro de 2020

A Mineração Serra Verde traz a público atualizações em seu projeto de Terras Raras em Minaçu, Goiás, que proporcionarão ainda mais segurança,…

LEIA MAIS

CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…

LEIA MAIS

Comitiva Brasileira marcará presença na edição de 2019 do PDAC

19 de setembro de 2018

Considerado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…

LEIA MAIS