NOTÍCIAS

Minério de ferro atinge máxima de 3 meses no mercado chinês

4 de dezembro de 2013

Os preços do minério de ferro no mercado à vista chinês atingiram a máxima de três meses nesta terça-feira, enquanto os futuros do aço na bolsa de Xangai subiram ao maior nível desde meados

Os preços do minério de ferro no mercado à vista chinês atingiram a máxima de três meses nesta terça-feira, enquanto os futuros do aço na bolsa de Xangai subiram ao maior nível desde meados de outubro, refletindo uma melhor perspectiva para a demanda, com a economia chinesa dando sinais de estabilidade.

rn

O crescimento do setor industrial da China, medido pelo Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), manteve-se na máxima de 18 meses em novembro devido à firmeza da demanda doméstica e externa, desafiando as expectativas de que a economia enfrenta uma modesta desaceleração no final de 2013, com dados específicos sobre o setor do aço mostrando melhorias.

rn

O minério com teor de 62 por cento de ferro, referência para as entregas imediatas na China avançou 1 por cento nesta terça-feira, atingindo 138,20 dólares por tonelada, maior patamar desde 3 de setembro, quando a tonelada foi negociada a 138,70 dólares, de acordo com dados compilados pelo Steel Index.

rn

O contrato de vergalhão mais negociado na bolsa de Xangai, com entrega em maio, fechou em alta de 0,6 por cento, na máxima do dia de 3.709 iuanes (609 dólares) por tonelada, na máxima desde 15 de outubro.

rn

A analista da UOB-Kay Hian Securities, Helen Lau, disse que os dados do PMI melhoraram o sentimento do mercado.

rn

“Aquilo foi uma surpresa para nós. A alta nos pedidos de exportação mostra que o mercado externo está melhorando”, disse Lau.

rn

A firmeza do mercado do aço vem sustentando o interesse de compra pela matéria-prima, o minério de ferro.

rn

Além disso, as baixas temperaturas na China, que reduzem a atividade das mineradoras locais, leva as siderúrgicas a dependerem mais de minério importado, embora a ampla oferta de grandes países produtores como a Austrália, ou de pequenos produtores como Venezuela e Sudão, estejam contendo a alta.

rn

“Ainda há muita oferta no mercado e as usinas estão tendo mais opções, seja de origens habituais ou de mineradoras do Sudão”, disse um operador de minério de Xangai.

rn

“Com certeza não há falta de oferta no mercado e eu não acho que as siderúrgicas vão se apressar para comprar grandes volumes.”

rn

Mais minério de ferro deve chegar ao mercado no próximo ano, com grandes mineradoras como a Vale e a Rio Tinto elevando produção.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Estado de S. Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mais segurança: quatro barragens da Vale em Minas Gerais têm nível de emergência retirado e obtêm DCEs positivas

10 de outubro de 2022

As barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…

LEIA MAIS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para as rodadas de negócios híbridas na EXPOSIBRAM 2023

7 de julho de 2023

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores da cadeia mineral poderão negociar propostas comerciais diretamente junto às mais importantes…

LEIA MAIS