Minérios & Minerales divulga vencedores de prêmio de excelência
14 de junho de 2016
A premiação já é tradicional para as empresas da área. Foram mais de 90 projetos inscritos de diferentes áreas técnicas e vindos de todas as regiões do país
A revista Minérios & Minerales divulgou os projetos vencedores do 18º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira. A premiação já é tradicional para as empresas da área. Foram mais de 90 projetos inscritos de diferentes áreas técnicas e vindos de todas as regiões do país.
A Imerys, mineradora que beneficia caulim no município de Barcarena, no nordeste do Pará, vence o prêmio pela segunda vez consecutiva. Em 2015, foi premiada na categoria “Meio Ambiente” com seu Plano de Reflorestamento realizado no município de Ipixuna do Pará, onde extrai caulim. Esse ano, a empresa venceu na categoria “Redução do Consumo de Água” com seu projeto de reaproveitamento de água da chuva, que existe há apenas dois anos, mas traz bastante economia e respeito pelo meio ambiente.
“Já tivemos momentos onde paramos todos os poços da empresa apenas reutilizando água da chuva. O inverno amazônico contribui muito para essa economia”, explica Jorge Almeida, técnico ambiental da Imerys. Até o meio de março deste ano, a empresa já contabilizou aproximadamente 57.600 metros cúbicos de água aproveitada no processo. Essa água vem tanto das bacias de contenção da empresa, quanto das calhas instaladas especialmente para isso em alguns prédios da planta.
A avaliação dos projetos vencedores do 18º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira foi realizada por Joseph Young, diretor editorial das revistas Minérios & Minerales e O Empreiteiro, professor Arthur Chaves, pesquisador titular do Instituto de Tecnologia Vale (ITV) e professor aposentado da Escola Politécnica da USP, Rotenio Castelo Chaves Filho, diretor e fundador da RZ Serviços e Consultoria e José Medo Mizael de Souza, presidente da J. Mendo Consultoria.
Assessoria