NOTÍCIAS

Mineropar vira empresa pública para ter mais agilidade e eficiência

4 de fevereiro de 2014

A alteração da Mineropar de sociedade anônima para empresa pública vai tornar mais eficaz o trabalho de suporte técnico aos órgãos e entidades estaduais. Segundo o presidente da empresa, José Ant

A alteração da Mineropar de sociedade anônima para empresa pública vai tornar mais eficaz o trabalho de suporte técnico aos órgãos e entidades estaduais. Segundo o presidente da empresa, José Antônio Zem, a transformação em empresa pública vai reduzir a burocracia e aumentar a agilidade dos trabalhos. “Essa modificação segue o processo de modernização da máquina pública promovido pelo Governo do Estado. A Mineropar terá mais eficiência no suporte à demanda por dados geológicos do Estado”.

rn

Além do fornecimento de dados à indústria mineral, a empresa contribui com informações utilizadas no planejamento urbano, licenciamentos ambientais, gestão de riscos, entre outros. “Com o foco no desenvolvimento sustentável do Estado”, completa Zem.

rn

Serviço Geológico

rn

Junto à alteração institucional, a empresa recebeu também a função de Serviço Geológico do Paraná. É o primeiro órgão estadual do país a receber a definição que segue os moldes do Serviço Geológico do Brasil, feito pela Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM).

rn

“Países desenvolvidos já têm seus serviços geológicos há mais de 100 anos. Teremos uma organização mais completa e moderna dos dados e informações a respeito da geologia do Paraná e a responsabilidade pelas ações do Estado nas questões ligadas à geologia, desde a mineração até aquelas relativas ao gerenciamento dos riscos geológicos e geotécnicos”, salienta Zem.

rn

Histórico

rn

 A Mineropar foi criada em 1977 com a finalidade de fomento à indústria mineral, por meio do levantamento do potencial mineral e oferta à iniciativa privada das possibilidades de aproveitamento econômico destas descobertas.

rn

A partir do fim da década de 80, a Mineropar passou a aplicar o conhecimento geológico de maneira ampliada. Continuou praticando o fomento à indústria mineral, e colocou o conhecimento geológico acumulado a serviço do planejador do uso do solo e do subsolo, orientando quanto às aptidões e problemas do meio físico.

rn

Também teve papel importante na gestão do risco geológico, atuando em estreita parceria com a Defesa Civil Estadual.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



e-MINERAÇÃO realiza painel sobre descaracterização de barragens

2 de maio de 2022

Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos  no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…

LEIA MAIS

Série de vídeos mostra a verdadeira mineração do Brasil

10 de abril de 2018

A extração dos recursos naturais é uma atividade que sempre foi exercida pelo homem. É na natureza que ele busca…

LEIA MAIS

IBRAM promove encontro em Belém para divulgar EXPOSIBRAM 2020

18 de fevereiro de 2020

O diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Henrique Soares, esteve nesta segunda-feira (17/2) em Belém (PA)…

LEIA MAIS