NOTÍCIAS

Ministério de Minas de Angola estuda medidas para estimular setor mineral

29 de julho de 2013

O Ministério de Geologia e Minas de Angola realizou um workshop para analisar aspectos ligados às áreas de investimentos em mineração. Uma das medidas é a organização de uma conferência in

O Ministério de Geologia e Minas de Angola realizou um workshop para analisar aspectos ligados às áreas de investimentos em mineração. Uma das medidas é a organização de uma conferência internacional sobre oportunidades de investimento em mineração no país.

rn

O Ministério da Geologia e Minas de Angola realizou no último dia 25 em Luanda, um workshop para analisar aspectos ligados às áreas de investimentos, rochas ornamentais e outros minerais de construção civil, diamantes, tecnologias de informação, proteção ambiental, fosfatos e capital humano.

rn

O encontro teve como objetivo analisar as recomendações do segundo Conselho Consultivo Ampliado do Ministério, realizado em abril em Menongue, província do Kuando Kubango.

rn

Intitulado “Workshop sobre o Plano de Ação de Menongue”, o evento serviu para os técnicos refletirem sobre as melhores formas de realização, no país, de uma Conferência Internacional de Investimentos, Prospecção e Mineração, Oportunidade e Viabilidade da Produção Semi-industrial de Minerais, elaboração de memorandos sobre a priorização da utilização na construção civil das rochas ornamentais “Made in Angola” e sobre a viabilidade, recursos necessários e calendário de aplicação de controles internos e outras recomendações do Processo de Kimberley.

rn

O encontro analisou também aspectos referentes às novas tecnologias de informação aplicáveis ao setor de mineração, projeto de cartilha, em português e inglês, para divulgar a legislação e encorajar as melhores práticas na exploração mineira no país, bem como a realização anual de ciclos de formação e capacitação técnico-profissional para elevar o nível técnico dos quadros do sector.

rn

Na abertura do encontro, o ministro de Geologia e Minas, Francisco Queiróz, disse que o Plano de Ação de Menongue constitui-se hoje na plataforma que ajudará o setor a refletir sobre as oito áreas identificadas durante os debates do conselho consultivo alargado.

rn

“Estas oito áreas conduzem-nos para a ação estratégica do Executivo para o presente mandato, que vai até ao ano 2017”, disse o governante.

rn

Ele disse que o encontro vai gerar ideias e opiniões concretas que permitirão olhar de forma mais clara, com bases mais sólidas, para o futuro que o Executivo projetou para o setor mineiro, alinhado com o Plano de Governo 2012-2017, e com o Plano Nacional de Desenvolvimento a longo prazo, “Angola 2025”.

rn

Sobre capacitação e recursos humanos do Ministério e do setor geológico, Queiróz disse que é importante que se inventariem os quadros de geociências angolanos de forma a assegurar o suporte humano para gerir, tratar, armazenar e disponibilizar os dados que serão produzidos pelo levantamento geológico de todo o país e para que a desejada diversificação da atividade mineira se alicerce no conhecimento científico e técnico adequado.

rn

Segundo Queiróz, é necessário trabalhar no conjunto de princípios que vão conduzir a uma ampla campanha de captação de investimentos para o setor mineiro.

rn

No setor dos diamantes, ele falou da necessidade de se conceber um conjunto de ações visando fortalecer e alargar a produção, transformação e comercialização dos diamantes brutos e lapidados, para garantir, entre outras, as premissas necessárias para que a Angola possa estar presente em todo o cluster de diamantes.

rn

Queiróz chamou a atenção de todos no sentido de se refletir sobre o subsetor de fosfatos, sobretudo neste momento em que decorrem os trabalhos de prospecção, em fase avançada, por parte dos operadores privados e do Governo.

rn

Quanto ao subsetor das rochas ornamentais e outros materiais de construção civil, que já tem uma longa tradição em Angola, pediu aos técnicos para formularem propostas que permitam elevar a sua produção a um nível muito mais alto.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Gestão sustentável da água é tema do PodMinerar

29 de junho de 2023

A gestão sustentável da água é um compromisso da mineração do Brasil. São inúmeras práticas sustentáveis e políticas para garantir…

LEIA MAIS

Setor mineral tem incremento positivo em quase todos os indicadores no 3º trimestre

21 de outubro de 2020

O desempenho da indústria mineral no 3º trimestre aponta para a melhoria em diversos indicadores, como atração de novos investimentos;…

LEIA MAIS

Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS