NOTÍCIAS

Ministro do Sudão vem ao Brasil conhecer tecnologias de mineração

23 de abril de 2014

O ministro da Mineração do Sudão, Ahmed El Karori, virá ao Brasil durante o mês de maio para conhecer melhor as tecnologias de mineração no País. Ele participará do 6º Simpósio

O ministro da Mineração do Sudão, Ahmed El Karori, virá ao Brasil durante o mês de maio para conhecer melhor as tecnologias de mineração no País. Ele participará do 6º Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Semexmin), que acontece em Ouro Preto entre os dias 11 e 14 de maio, além de ter agenda em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2013, o país exportou US$ 2,5 bilhões em ouro.

rn

“Ele quer conhecer a vasta experiência do Brasil em mineração e tentar formalizar uma cooperação. Ele deseja saber mais sobre a tecnologia brasileira e também sobre serviços e consultorias na área”, explica Abd Elghani Elkarim, embaixador do Sudão em Brasília.

rn

Elkarim conta que, depois da divisão territorial do Sudão, na qual seu país perdeu importantes fontes de petróleo, a mineração se tornou prioridade para a economia local. “No ano passado, exportamos US$ 2,5 bilhões em ouro”, destaca. Ele ressalta que, mesmo com a separação em dois países, o Sudão ainda é o terceiro maior país africano em extensão. “E este território inclui muitos minérios”, aponta.

rn

Além do simpósio, El Karori fará visita ao Ministério das Minas e Energia (MME), na capital federal. Os demais compromissos da agenda do ministro ainda estão sendo programados pelo MME e pelo Itamaraty. “Ele quer convidar empresas brasileiras para conhecerem o potencial de mineração do Sudão, e não só as empresas de exploração, mas também as de serviços, consultoria e área técnica”, adianta Elkarim.

rn

Segundo dados do Ministério da Mineração do Sudão, o setor ainda não é muito desenvolvido por lá e sua contribuição para a economia do país não ultrapassa 4%. Apesar disso, a pasta informa que tem se obtido resultados estimulantes na exploração mineral e que diversas empresas locais e estrangeiras têm trabalhado no país.

rn

Atualmente, os únicos produtos do setor no Sudão são ouro, associado a outros minerais, minérios de cromo, gipsita, sais e materiais para construção, principalmente matérias-primas para cimento, além de pequenas quantidades de fluoreto e manganês. As informações são da Agência de Notícias Brasil-Árabe (Anba).

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

IBRAM celebra 45 anos e concentra ações para transformar e renovar o setor mineral

8 de dezembro de 2021

Ao longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade  com…

LEIA MAIS

Desafios de gestão territorial na Amazônia é tema da reunião dos associados do IBRAM

10 de outubro de 2022

Mineração na Amazônia, garimpo ilegal, legislação equivocadamente favorável à ilegalidade, dificuldades de controle de compra e venda de ouro na…

LEIA MAIS