NOTÍCIAS

Mitsui e GE fecham parceria para melhorar eficiência de minas

12 de agosto de 2015

A Mitsui, principal trader de minério de ferro e petróleo do Japão, firmou parceria com a General Eletric para estudar formas de diminuir os custos das operações de mineração em que a japonesa investe,

A Mitsui, principal trader de minério de ferro e petróleo do Japão, firmou parceria com a General Eletric para estudar formas de diminuir os custos das operações de mineração em que a japonesa investe, devido à queda dos preços das commodities. A Mitsui detém 15% de participação da ValePar, que é acionista controlador da Vale.

rn

As duas empresas assinaram um memorando de entendimento para formalizar a parceria, segundo informou, na última segunda-feira (10), um empregado da Mitsui que não quis se identificar. A empresa japonesa vai trabalhar junto com a GE para desenvolver tecnologias e soluções para as minas que investe, visando tornar os ativos mais eficientes e competitivos.

rn

Como parte do acordo, as duas empresas vão avaliar mudar o abastecimento para gás natural em vez de óleo diesel para usinas de energia, locomotivas e caminhões basculantes, para diminuir os custos com combustível. A parceria é parte de uma estratégia global do setor de mineração para encontrar novas formas de cortar custos.

rn

As empresas têm buscado caminhos para deixar as minas mais competitivas, à medida que companhias como BHP Billiton e Vale, ambas parceiras da Mitsui, apresentam planos de expansão na produção. A empresa japonesa já foi distribuidora de equipamentos da GE durante um tempo. A Mitsui possui participações em projetos de minério de ferro, carvão e cobre no Brasil, Chile e Austrália.

rn

A também japonesa Komatsu, que fornece caminhões para mineração, firmou, em abril, parceria com a GE voltada para serviços de análise de big data para projetos de mineração. As empresas testaram a tecnologia em uma mina de cobre na América do Sul. A japonesa Hitachi também se juntou à Rio Tinto para cortar custos operacionais nas minas de Pilbara, na Austrália.

rn

A GE tem impulsionado a expansão da internet industrial, ajudando clientes a usar os dados coletados a partir de equipamentos industriais. O CEO da empresa, Jeffrey Immelt, disse que almeja um mundo com máquinas inteligentes que possam diagnosticar os próprios problemas e encontrar soluções. As informações são da Bloomberg.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



SEPPI, MME e CPRM promovem 3° diálogo com o setor mineral

7 de maio de 2021

Evento ocorrerá entre os dias 10 e 14 de maio no formato virtual   O Ministério da Economia, por meio…

LEIA MAIS

IBRAM debate Padrão Global para gestão de rejeitos

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS