NOTÍCIAS

MME e Cetem selam acordo de cooperação

4 de maio de 2017

Na ocasião foi assinado acordo de cooperação técnico-científico entre o DNPM/SGM/CPRM e Cetem

O diretor-geral do DNPM, Victor Bicca, acompanhado do Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral/MME, Vicente Lôbo e do Presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, participaram de reunião de trabalho no último dia 27 de abril no Centro de Tecnologia Mineral (Cetem). Na ocasião foi assinado acordo de cooperação técnico-científico entre o DNPM/SGM/CPRM e Cetem.
 
O acordo visa o desenvolvimento de programas, projetos de pesquisa, de desenvolvimento e de inovação; para a prestação de serviços tecnológicos; para o intercâmbio de informações técnico-científicas; para a realização conjunta de atividades de ensino e treinamento, cursos, conferências e seminários, além de atividades culturais relevantes de interesse das instituições signatárias.
 
O Cetem atua no desenvolvimento de tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros, com foco na inovação tecnológica para o setor minerometalúrgico. Os programas definidos para o Plano Diretor do Cetem 2017-2021 estão em linha com as diretrizes da Estratégia Nacional de CT&I 2016-2022 (ENCTI/MCTIC) e do Plano Nacional de Mineração 2030 (PNM 2030/MME).
 
Os programas na área de água, energia e resíduos tem como objetivo ampliar a eficiência no uso dos recursos e reduzir a geração de rejeitos. Identificar tópicos de P&D para uma agenda de inovação tecnológica visando ao melhor aproveitamento da água e a racionalização do uso da energia nas várias etapas da mineração (lavra, processamento mineral, transporte de minérios e no tratamento e descarte de efluentes). O aproveitamento de resíduos e a reciclagem de materiais se inserem naturalmente nos quatro programas. No campo das terras raras, o objetivo é dominar a tecnologia para produção dos óxidos precursores da cadeia. Na cadeia de agrominerais, a intenção é que a tecnologia ajude a alavancar a produção nacional e reduzir a dependência da importação de 90% de potássio e 50% de fosfato para fabricação de fertilizantes, bem como o desenvolvimento de remineralizadores e condicionadores de solos, recentemente regulamentados. Na área de rochas ornamentais os programas visam fortalecer a competitividade para aumentar as exportações do setor.
Brasil Mineral
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alunorte e UFPA assinam novo acordo para pesquisas de uso do resíduo de bauxita, dessa vez na produção de agregado sintético

13 de outubro de 2020

A Alunorte anuncia novo acordo com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para pesquisa sobre o uso do resíduo da bauxita na…

LEIA MAIS

Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux decide favoravelmente para a Corte recepcionar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7598) apresentada pelo IBRAM

26 de fevereiro de 2024

A ADI é contra artigos da lei nº 12370/2023 do estado de Mato Grosso. Esta lei cria taxa de fiscalização…

LEIA MAIS

IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS